Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorBueno, Eliane Nunes
dc.date.accessioned2019-02-07T11:33:40Z
dc.date.available2019-02-07T11:33:40Z
dc.date.issued2018-12-05
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15565
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study has as a research problem: To what extent are the evaluation practices used by the teachers of a State School of Elementary Education in the municipality of Frederico Westphalen / RS accompanied by the management? With the general objective, we sought to identify and analyze the evaluation processes developed in the researched school and to see if they have follow-up of school management. The theoretical framework is based on: Hoffmann (1991), Libane (2007), Luckesi (2001-2005), Vasconcellos (1993), among other authors who contributed to the discussion and analysis of the study, seeking to understand the importance of the evaluation process for quality education. The methodology had a qualitative approach, of the case study type, where a questionnaire was applied, in which teachers and school administrators answered freely about the subject researched. For the analysis of the collected data the content analysis was carried out. With this research it was noticed that the evaluation process is daily and continuous. Thus, with the evaluation, teachers can understand and understand the difficulties encountered by the students during the course of their school education and verify if the planning of the classes is adequate the needs of the student in the teaching-learning process. Also during the study it was observed that teachers and management have a different perception of participation and collective in the team work within the school. However, everyone understands that to make the evaluation process more effective, it is important the effective participation of the school management in partnership with teachers and the school community seeking solutions so that the assessment in fact, reflects on the quality of the educational practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectProfessorespor
dc.titleProcessos avaliativos e a importância do acompanhamento da gestão escolar em uma escola estadual de ensino fundamental do município de Frederico Westphalen - RSpor
dc.title.alternativeEvaluation processes and the importance of monitoring school management in a state school of federal teaching of the municipality of Frederico Westphalen - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como problema de pesquisa: Em que medida as práticas avaliativas utilizadas pelos professores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Frederico Westphalen/RS são acompanhadas pela gestão? Com o objetivo geral buscou-se identificar e analisar os processos avaliativos desenvolvidos na escola pesquisada e perceber se esses têm acompanhamento da gestão escolar. O referencial teórico se baseia em: Hoffmann (1991), Libâneo (2007), Luckesi (2001- 2005), Vasconcellos (1993), dentre outros autores que contribuíram para a discussão e análise do estudo, buscando compreender a importância do processo avaliativo para um ensino de qualidade. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, onde aplicou-se um questionário, no qual professores e gestores escolares responderam livremente sobre o assunto pesquisado. Para a análise dos dados coletados realizou-se a análise do conteúdo. Com a referida pesquisa percebeu-se que o processo avaliativo é diário e contínuo. Assim, com a avaliação, os professores podem compreender e entender as dificuldades encontradas pelos alunos no decorrer de sua formação escolar e verificar se o planejamento das aulas está adequado as necessidades do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Ainda durante o estudo observou-se que professores e gestão têm uma percepção diferente de participação e coletividade no trabalho em equipe dentro da escola. Porém, todos entendem que para tornar o processo avaliativo mais proveitoso é importante a participação efetiva da gestão escolar em parceria com professores e comunidade escolar buscando soluções para que a avaliação de fato, reflita na qualidade da prática educativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto