Gestão democrática e a participação da comunidade escolar na identificação e resolução de problemas
Resumo
O presente trabalho tem como tema de pesquisa a gestão democrática e a participação da comunidade escolar na identificação e resolução de problemas. O objetivo é promover um espaço de ação-reflexão para o fortalecimento da gestão democrática da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis. A pesquisa, inspirada na intervenção pedagógica busca promover a participação da comunidade escolar, identificar situações do cotidiano escolar e pensar propostas de resoluções colaborativas. A pesquisa de cunho qualitativo aconteceu na escola de educação especial envolvendo a participação dos envolvidos no contexto. Para este trabalho, foram usados principalmente as bibliografias dos autores: Paro (2009), Libâneo, Oliveira, Toschi (2013) Filippin (2013) e Lück (2009) entre outros. Conclui-se que através do trabalho, a instituição tenta desenvolver uma gestão democrática e participativa, chamando a comunidade escolar para participar. Para fim de obter subsídios para esta afirmação, realizou-se a atividade do Planejamento Participativo e posteriormente avaliação desta. A participação dos pais e a organização institucional (recebimento das decisões e notícias por todos) são as duas maiores situações a serem resolvidas, a partir dos encaminhamentos do Planejamento Participativo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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