Gestão escolar e os desafios da prática pedagógica na educação especial
Resumo
A presente monografia emergiu com a proposta de compreender a gestão escolar e os desafios da prática pedagógica na educação especial. O objetivo geral da pesquisa é analisar, junto aos professores e gestores da escola, os desafios da prática docente e a contribuição da gestão escolar. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) através de questionários. A fundamentação teórica gira em torno dos temas: a) gestão escolar democrática, através de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Lück (2008, 2009, 2010) e Paro (2007) e; prática na Educação Especial, diálogo com o planejamento, com base em Thiesen (2011), Vasconcellos (2000) e outros. Pelo questionário realizado e as respostas obtidas, percebe-se que existe um diálogo próximo entre a gestão e os professores, bem como, o apoio às atividades e uma organização institucional que valoriza o planejamento dos docentes. Os dados indicam que existe um diálogo próximo e coerente com os profissionais, o que, reforça o caráter democrático do trabalho pedagógico e lhes auxilia nos desafios em sua prática. Os desafios dos professores, ligados diretamente ao planejamento, são inerentes à prática educativa (a singularidade dos estudantes), entretanto, se acirram na Educação Especial.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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