dc.contributor.advisor | Martinez, Lucas da Silva | |
dc.creator | Guimarães, Marla Carina | |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T13:34:56Z | |
dc.date.available | 2019-02-07T13:34:56Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15571 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This monograph emerged with the proposal to understand the school management and the challenges of pedagogical practice in special education. The general objective of the research is to analyze, together with the teachers and managers of the school, the challenges of teaching practice and the contribution of school management. The research was carried out from the qualitative approach (MINAYO, 2001) through questionnaires. The theoretical foundation revolves around the themes: a) democratic school management, through Libâneo, Oliveira and Toschi (2012), Lück (2008, 2009, 2010) and Paro (2007); practice in Special Education, dialogue with planning, based on Thiesen (2011), Vasconcellos (2000) and others. Through the questionnaire and the answers obtained, there is a close dialogue between management and teachers, as well as support for activities and an institutional organization that values the planning of teachers. The data indicate that there is a close and coherent dialogue with the professionals, which reinforces the democratic character of the pedagogical work and assists them in the challenges in their practice. The challenges of teachers, directly linked to planning, are inherent in the educational practice (the uniqueness of the students), however, if they intensify in Special Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Desafios da prática docente | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Challenges of teaching practice | eng |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | Gestão escolar e os desafios da prática pedagógica na educação especial | por |
dc.title.alternative | School management and the challenges of pedagogical practice in special education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia emergiu com a proposta de compreender a gestão escolar e os desafios da prática pedagógica na educação especial. O objetivo geral da pesquisa é analisar, junto aos professores e gestores da escola, os desafios da prática docente e a contribuição da gestão escolar. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) através de questionários. A fundamentação teórica gira em torno dos temas: a) gestão escolar democrática, através de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Lück (2008, 2009, 2010) e Paro (2007) e; prática na Educação Especial, diálogo com o planejamento, com base em Thiesen (2011), Vasconcellos (2000) e outros. Pelo questionário realizado e as respostas obtidas, percebe-se que existe um diálogo próximo entre a gestão e os professores, bem como, o apoio às atividades e uma organização institucional que valoriza o planejamento dos docentes. Os dados indicam que existe um diálogo próximo e coerente com os profissionais, o que, reforça o caráter democrático do trabalho pedagógico e lhes auxilia nos desafios em sua prática. Os desafios dos professores, ligados diretamente ao planejamento, são inerentes à prática educativa (a singularidade dos estudantes), entretanto, se acirram na Educação Especial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |