O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão escolar democrática em Nova Candelária/RS
Abstract
Este trabalho de pesquisa monográfica é produto do curso de Especialização em Gestão Educacional, na modalidade à distância, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por tema o papel do coordenador pedagógico e a gestão escolar democrática. O objetivo da pesquisa é compreender qual o papel, importância e atribuições do Coordenador Pedagógico no contexto da Gestão Escolar Democrática. A metodologia adotada é composta pela abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e como instrumento para produção de dados a entrevista. Este estudo fundamenta-se em dois temas: Gestão democrática, com base em Libâneo (1996), Lück (2008), Klippel e Wittmann (2010) e outros; coordenação pedagógica, com base em Oliveira e Guimarães (2013), Placco e Souza (2012), Barros e Eugenio (2014), entre outros. Com base nas entrevistas, a análise foi feita a partir de três categorias, a saber: “A identidade profissional do coordenador pedagógico”; “Os desafios da prática” e “A coordenação pedagógica e a relação com a gestão escolar democrática”. Como conclusão percebemos que são necessários avanços na delimitação das incumbências da coordenação pedagógica, logo, também nas condições de trabalho. Ainda assim, ressaltamos o papel importante de articulador que desenvolve o coordenador pedagógico, permitindo a este profissional, a articulação para a efetivação de uma gestão mais democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
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