Apontamentos sobre a gestão democrática e a escolha de dirigentes escolares
Abstract
Este trabalho de pesquisa monográfica é produto do curso de Especialização em Gestão Educacional, na modalidade à distância, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por temas a gestão escolar democrática e a escolha de dirigentes escolares. O objetivo é discutir a escolha de diretores como mecanismo da gestão escolar democrática. A metodologia adotada é a abordagem qualitativa através do estudo teórico, através da leitura de referências teóricas em livros, artigos científicos de eventos ou periódicos. Este estudo fundamenta-se em dois temas: gestão democrática e participação com base em Mello (2015), Lück (2008), Paro (2006) e outros; e escolha de dirigentes escolares, com base em Silva (2006), Dourado (2011) entre outros. Com base nas leituras realizadas buscou-se fundamentar e aprofundar os estudos acerca do processo de escolha de dirigentes escolares no município de Três Passos/RS, a fim de contextualizar o processo de escolha, bem como, sua relação com a gestão democrática participativa, em busca de qualidade na educação. Qualidade essa, que acontece quando escola e comunidade criam vínculos e lutam pelos mesmos objetivos. Como conclusão percebemos que a indicação pelo poder público, modelo vigente de escolha de dirigente não leva em consideração os interesses da comunidade escolar. A eleição direta de diretores, modelo que mais se aproxima da gestão democrática como conhecemos não garante a democracia, mas é um mecanismo para que ela aconteça. A eleição direta pela comunidade escolar é o início e não o fim do processo democrático, aliado a outros mecanismos de gestão democrática como o conselho escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: