Gestão democrática numa escola de educação infantil: desafios e possibilidades
Resumo
Este trabalho buscou compreender como se dá a gestão democrática no âmbito escolar e
assim perceber quais são os desafios e as possibilidades enfrentados pelos gestores para a
efetivação da mesma. Tendo como problema de pesquisa a seguinte pergunta a ser
respondida: como a Gestão Democrática pode auxiliar na construção de uma educação com
mais qualidade em uma escola de educação infantil? Desta maneira, o objetivo geral desta
pesquisa é identificar os desafios e as possibilidades para a implantação de uma Gestão
Democrática no contexto escolar de uma escola de Educação Infantil. Tendo como objetivos
específicos, verificar qual a importância do Projeto Político Pedagógico como um mecanismo
de gestão democrática e para elaboração de práticas construtivas para a Educação Infantil;
Identificar as ações e mecanismos que confirmam a gestão democrática na escola a ser
investigada e apontar os desafios enfrentados pela gestão escolar para implantar uma gestão
democrática participativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de
abordagens realizadas através da pesquisa bibliográfica e pesquisa ação, tendo como
instrumento de pesquisa a entrevista com a equipe diretiva, com três professoras e três mães
de alunos da EMEI Cantinho da Alegria e traz ao longo do texto relatos de experiências
ocorridas no âmbito escolar na perspectiva de uma gestão democrática participativa que visa à
participação ativa de toda a comunidade escolar para contribuir com a construção de uma
escola melhor e com uma educação mais igualitária. O trabalho descreve a importância de
compreender o significado da Gestão da Educação atrelado ao atendimento participativo da
comunidade escolar, bem como definir e promover estratégias e ações que demonstrem a
importância de se aplicar uma gestão coerente e responsável voltada para os interesses dos
pais, alunos, professoras e funcionários buscando atender as necessidades e peculiaridades
de cada um por meio de ações conjuntas, onde todos têm voz ativa o que de fato se concluiu
com a realização da pesquisa pois concluiu se que a comunidade escolar embora não conheça
bem os princípios da gestão democrática reconhece a importância da mesma para a escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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