Os desafios da gestão escolar na construção democrática do projeto pedagógico em uma escola pública municipal de ensino fundamental de Tenente Portela, RS
Abstract
O presente trabalho de monografia tem como temática: Os desafios da gestão
escolar na construção democrática do Projeto Pedagógico em uma escola pública
municipal de ensino fundamental de Tenente Portela, RS; buscando compreender
quais os desafios da gestão escolar frente à perspectiva democrática e como
acontece na prática o processo de (re) construção do seu projeto pedagógico. Para
responder esta problemática os objetivos específicos foram: Conhecer o perfil de
gestão da escola; Compreender como ocorre o processo de (re) construção do
Projeto Pedagógico da escola. A fundamentação teórica apresenta Um pouco sobre
a Gestão Escolar no Brasil; e Projeto Pedagógico: conceito e importância da
participação de todos. A pesquisa teve abordagem qualitativa, se caracterizando
como bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi um
questionário respondido pelos gestores da escola. Na análise dos dados foi
realizada análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa possibilitaram reconhecer
que a gestão da escola organiza mecanismos para possibilitar a participação da
comunidade escolar no processo de (re) construção do seu Projeto Pedagógico,
caracterizando-se com perfil democrático participativo. Considera-se que os desafios
enfrentados pela gestão escolar são referentes à necessidade de mobilizar e
capacitar a comunidade para efetivar sua participação. Espera-se com esta pesquisa
contribuir no debate sobre o tema que é muito relevante no ambiente escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: