dc.contributor.advisor | Foletto, Denize da Silveira | |
dc.creator | Chagas, Rafaela Carvalho Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T12:01:48Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T12:01:48Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15579 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work has as objective to contribute to the integral formation of the high school student, through a more humanizing pedagogical praxis in the school space. It is a qualitative research, exploratory case study type (YIN, 2015), parsed as the proposal of Yin (2015). The theoretical support, by authors such as Freire (1967, 1983, 1987, 2001), Libâneo (2001), Ferreira (2018), Luck (2000, 2005, 2017), among others. For data collection, semi-structured interviews were conducted with the direction, educational guidance and six teachers from high school, a College of Private Network in the municipality of Santa Maria/RS. The a result, it was observed that the teacher is essential in building a humanizing and specific knowledge to do this, it is necessary that he understand yourself as a human being, and apprentice, able to see the student how to be unfinished, permeated by reason and emotion. Thus, it is concluded that a humanizing high school Praxis happens when managers do not arise only as disseminators of the contents, but, above all, when they consider the students in your entirety. The specific expertise aligned with human formation assume a social function, transforming, however when enable students to compete in external evaluations after high school, but also awaken in them the sensitivity, respect to others, empathy, ethics and the ability to humanizing each other. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Humanização | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Humanization | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | Contribuições da gestão educacional para uma práxis pedagógica mais humanizadora no ambiente escolar | por |
dc.title.alternative | Contributions of educational management for a more humanizing pedagogical praxis in the school environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral contribuir com a formação integral do aluno de Ensino Médio, por meio de uma práxis pedagógica mais humanizadora no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2015), analisado conforme a proposta de Yin (2015). Como apoio teórico, optou-se por autores como Freire (1967, 1983, 1987, 2001), Libâneo (2001), Ferreira (2018), Luck (2000, 2005, 2017), entre outros. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a Direção, Orientação Educacional e seis professores do Ensino Médio, de um Colégio da Rede Privada no Município de Santa Maria/RS. Como resultado, observou-se que o professor é imprescindível na construção de um conhecimento específico humanizador e para isso, é necessário que ele perceba-se como ser humano, aprendiz e, capaz de ver o aluno como ser inacabado, permeado de razão e emoção. Assim, conclui-se que uma práxis humanizadora no Ensino Médio acontece quando os gestores não se colocam apenas como disseminadores de conteúdos, mas, sobretudo, quando consideram os alunos na sua totalidade. Os conhecimentos específicos alinhados à formação humana assumem uma função social, transformadora, emancipadora quando habilitam os alunos a concorrerem nas avaliações externas pós-médio, mas que também desperte neles a sensibilidade, o respeito ao próximo, a empatia, a ética e a capacidade de humanizarem-se uns aos outros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |