Navegação Educação Especial por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
O imaginário social do professor ouvinte da Escola Estadual de Educação Especial dr. Reinaldo Fernando Cóser em relação ao aluno surdo
(2005)Durante o período de graduação, no curso de Educação Especial, muitos foram os questionamentos em relação à surdez, à Língua de Sinais e à Educação de Surdos. Nesse sentido, fui atraída pela teoria do Imaginário Social ... -
Projeto Marte: um projeto de trabalho para o ensino médio
(2006-03-23)A presente investigação que traz como tema a utilização de Projetos de Trabalho como uma possibilidade no Ensino da Arte no Ensino Médio, teve como objetivo geral buscar na abordagem metodológica dos Projetos de Trabalho, ... -
Letramento e surdez: possíveis representações culturais da escrita
(2005)O trabalho não apresenta resumo. -
O lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007)Este trabalho é o relatório dos resultados de uma pesquisa qualitativa, com foco num estudo de caso e busca destacar o lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, capaz de ... -
O panorama da educação escolar dos deficientes visuais em Santa Maria
(2005)Com este estudo, busca-se traçar um panorama da educação de deficientes visuais, tendo como objetivo investigar se os alunos deficientes visuais recebem um atendimento adequado nas escolas de educação básica em Santa ... -
A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física
(2003)Ao tomarmos conhecimento que uma escola oferece educação inclusiva, acredita-se que esta apresente qualificações para que esse ensino se difunda, possibilitando ao aluno com necessidades especiais, condições necessárias ... -
Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS
(2004)No Brasil, existem poucas pesquisas sobre a temática das altas habilidades, suscitando assim maiores discussões no campo da educação, em particular, da educação especial. Diante disso, alguns mitos ou idéias errôneas ... -
Ser professor na diferença: onde a formação faz a diferença?
(2004-12-16)O TCC não apresenta resumo. -
A influência da comunicação família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
(2005)O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo e escola para surdos, e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sóc ... -
Grupo teatro surdo: a construção da identidade surda através do trabalho no palco
(2007)Este trabalho apresenta o resultado de observação da influência do Teatro na educação e na construção da identidade do sujeito surdo nos componentes do Grupo Teatro Surdo formado por alunos da Escola Estadual de Educação ... -
Um estudo da representação plástica do deficiente visual: outros olhares sobre a arte
(2005-07-06)Este trabalho pretendeu conhecer os sócios da Associação de Cegos e Deficientes Visuais - ACDV, possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos processos e representações das artes visuais, bem como averiguar a ... -
O processo de inclusão de um aluno com deficiência mental na educação de jovens e adultos
(2005)O trabalho não apresenta resumo