Contribuições da gestão democrática para a formação de educandos da escola do campo
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Data
2018-11-30Autor
Rosa, Carlos Roberto de Castilho
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Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir as políticas curriculares e a disciplina de história formulada partir da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pensando a gestão democrática e sua contribuição para a formação dos educandos da escola do campo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica fundamentada por uma revisão de literatura na área do conhecimento para verificar o problema de pesquisa. Como apoio teórico, optou-se por autores como Vitor Paro (2017); Thiesen (2014); Lück (2000, 2007); Cândida (2017) e Ribeiro (2017). Como resultado, afirma-se que quando se conhece a realidade dos alunos do campo; quando se prioriza ações coletivas; divide-se poderes; somam-se esforços e respeitam-se decisões é possível construir um caminho que leve à formação do aluno do campo em todas as suas dimensões: cognitiva, ética, estética, física, social, afetiva. Tudo isso tendo o diálogo como base para a mudança que tanto se necessita e almeja. Enfim, conclui-se que há uma clara necessidade de se refletir a nova BNCC de forma mais ampla, pensando a gestão democrática e a educação do campo a partir dos sujeitos sociais inseridos neste contexto, pois os povos do campo têm suas especificidades e singularidades.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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