dc.contributor.advisor | Foletto, Denize da Silveira | |
dc.creator | Rosa, Carlos Roberto de Castilho | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T12:57:35Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T12:57:35Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15580 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research aims thinking on curricular political and the history teaching formulated from Common National Curricular Basis considering the democratic management and its contribution for the students from the rural school. The research is qualitative and bibliography based on bibliography review in the field of kowledge to verify the research question. The framework is based on the ideas of Paro (2017); Thiesen (2014); Lück (2000, 2007); Cândida (2017) and Ribeiro (2017). As results, we can say when we know the rural students reality; when focus on colective actions; share powers; adding effort and respecting decisions is possible build a way as reference for rural student formation in all its dimensions: cognitive, ethic, aesthetics, fisical, social and afective. These actions are centered on dialogue as key to change what is needed and wished. In conclusion we can say there is a real need to think the new BNCC in a wide approach considering the democratic management and the rural education from the people of the rural areas and the contexts this people live, because the rural people has its singularities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | História | por |
dc.subject | BNCC (Base Nacional Comum Curricular) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | Commun national curricular basis | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Contribuições da gestão democrática para a formação de educandos da escola do campo | por |
dc.title.alternative | Contributions of democratic management for students formation from the rural school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir as políticas curriculares e a disciplina de história formulada partir da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pensando a gestão democrática e sua contribuição para a formação dos educandos da escola do campo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica fundamentada por uma revisão de literatura na área do conhecimento para verificar o problema de pesquisa. Como apoio teórico, optou-se por autores como Vitor Paro (2017); Thiesen (2014); Lück (2000, 2007); Cândida (2017) e Ribeiro (2017). Como resultado, afirma-se que quando se conhece a realidade dos alunos do campo; quando se prioriza ações coletivas; divide-se poderes; somam-se esforços e respeitam-se decisões é possível construir um caminho que leve à formação do aluno do campo em todas as suas dimensões: cognitiva, ética, estética, física, social, afetiva. Tudo isso tendo o diálogo como base para a mudança que tanto se necessita e almeja. Enfim, conclui-se que há uma clara necessidade de se refletir a nova BNCC de forma mais ampla, pensando a gestão democrática e a educação do campo a partir dos sujeitos sociais inseridos neste contexto, pois os povos do campo têm suas especificidades e singularidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |