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dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorRosa, Carlos Roberto de Castilho
dc.date.accessioned2019-02-08T12:57:35Z
dc.date.available2019-02-08T12:57:35Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15580
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research aims thinking on curricular political and the history teaching formulated from Common National Curricular Basis considering the democratic management and its contribution for the students from the rural school. The research is qualitative and bibliography based on bibliography review in the field of kowledge to verify the research question. The framework is based on the ideas of Paro (2017); Thiesen (2014); Lück (2000, 2007); Cândida (2017) and Ribeiro (2017). As results, we can say when we know the rural students reality; when focus on colective actions; share powers; adding effort and respecting decisions is possible build a way as reference for rural student formation in all its dimensions: cognitive, ethic, aesthetics, fisical, social and afective. These actions are centered on dialogue as key to change what is needed and wished. In conclusion we can say there is a real need to think the new BNCC in a wide approach considering the democratic management and the rural education from the people of the rural areas and the contexts this people live, because the rural people has its singularities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectBNCC (Base Nacional Comum Curricular)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectCommun national curricular basiseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleContribuições da gestão democrática para a formação de educandos da escola do campopor
dc.title.alternativeContributions of democratic management for students formation from the rural schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral refletir as políticas curriculares e a disciplina de história formulada partir da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pensando a gestão democrática e sua contribuição para a formação dos educandos da escola do campo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica fundamentada por uma revisão de literatura na área do conhecimento para verificar o problema de pesquisa. Como apoio teórico, optou-se por autores como Vitor Paro (2017); Thiesen (2014); Lück (2000, 2007); Cândida (2017) e Ribeiro (2017). Como resultado, afirma-se que quando se conhece a realidade dos alunos do campo; quando se prioriza ações coletivas; divide-se poderes; somam-se esforços e respeitam-se decisões é possível construir um caminho que leve à formação do aluno do campo em todas as suas dimensões: cognitiva, ética, estética, física, social, afetiva. Tudo isso tendo o diálogo como base para a mudança que tanto se necessita e almeja. Enfim, conclui-se que há uma clara necessidade de se refletir a nova BNCC de forma mais ampla, pensando a gestão democrática e a educação do campo a partir dos sujeitos sociais inseridos neste contexto, pois os povos do campo têm suas especificidades e singularidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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