O orientador educacional no contexto da gestão democrática em Tenente Portela/RS
Resumo
Essa monografia vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como tema a orientação educacional e a gestão democrática. O objetivo geral da pesquisa é compreender o papel do orientador educacional na escola, no contexto da gestão escolar democrática. A pesquisa tem por metodologia a abordagem qualitativa com base em Marconi e Lakatos (2003), através de entrevista com uma orientadora educacional do município de Tenente Portela/RS. A fundamentação teórica guia-se a partir de dois temas: gestão democrática, com base em Lück (1997, 2006, 2010), Libâneo (2013), Azevedo (2006) entre outros; e orientação educacional, baseado em Grinspun (2003), Conceição (2010), Placco (1994) e outros. Visualizou-se através da pesquisa bibliográfica e da entrevista ao orientador educacional que suas atribuições são: estabelecer relações – pessoais e interpessoais – entre professores, pais, alunos e comunidade escolar, através da gestão participativa; fazer uso de estratégias e de ações diversificadas, evidenciando sempre os objetivos propostos; estabelecer um vínculo de relação entre professor/aluno/família; contribuir para as transformações permeando a construção do conhecimento; criando estratégias para a mobilização do saber individual e coletivo em prol de uma qualidade de ensino.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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