Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartinez, Lucas da Silva
dc.creatorFontaniva, Luciana Setti
dc.date.accessioned2019-02-08T14:07:16Z
dc.date.available2019-02-08T14:07:16Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15582
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis monograph is linked to the Specialization Course in Educational Management by the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and its theme is educational orientation and democratic management. The general objective of the research is to understand the role of the educational counselor in the school, in the context of democratic school management. The research has as methodology the qualitative approach based on Marconi and Lakatos (2003), through an interview with an educational counselor of the municipality of Tenente Portela/RS. The theoretical basis is based on two themes: democratic management, based on Lück (1997, 2006, 2010), Libâneo (2013), Azevedo (2006) among others; and educational guidance, based on Grinspun (2003), Conceição (2010), Placco (1994) and others. It was visualized through bibliographic research and the interview to the educational counselor that its attributions are: to establish relationships - personal and interpersonal - between teachers, parents, students and school community, through participative management; make use of diversified strategies and actions, always showing the proposed objectives; establish a relationship between teacher/student/family; contribute to the transformations permeating the construction of knowledge; creating strategies for the mobilization of individual and collective knowledge in favor of a quality of teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectOrientador educacionalpor
dc.subjectRelação entre professor/aluno/famíliapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectEducational counseloreng
dc.subjectRelationship between teacher/student/familyeng
dc.titleO orientador educacional no contexto da gestão democrática em Tenente Portela/RSpor
dc.title.alternativeThe educational counselor and democratic management in Tenente Portela/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEssa monografia vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como tema a orientação educacional e a gestão democrática. O objetivo geral da pesquisa é compreender o papel do orientador educacional na escola, no contexto da gestão escolar democrática. A pesquisa tem por metodologia a abordagem qualitativa com base em Marconi e Lakatos (2003), através de entrevista com uma orientadora educacional do município de Tenente Portela/RS. A fundamentação teórica guia-se a partir de dois temas: gestão democrática, com base em Lück (1997, 2006, 2010), Libâneo (2013), Azevedo (2006) entre outros; e orientação educacional, baseado em Grinspun (2003), Conceição (2010), Placco (1994) e outros. Visualizou-se através da pesquisa bibliográfica e da entrevista ao orientador educacional que suas atribuições são: estabelecer relações – pessoais e interpessoais – entre professores, pais, alunos e comunidade escolar, através da gestão participativa; fazer uso de estratégias e de ações diversificadas, evidenciando sempre os objetivos propostos; estabelecer um vínculo de relação entre professor/aluno/família; contribuir para as transformações permeando a construção do conhecimento; criando estratégias para a mobilização do saber individual e coletivo em prol de uma qualidade de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto