Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoya, Carolina Pereira
dc.creatorMedeiros, Ronise Venturini
dc.date.accessioned2019-02-08T14:55:52Z
dc.date.available2019-02-08T14:55:52Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15586
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractWhen considering that inclusion of students with impairment, Autistic Spectrum Disorders – ASD and high skills/giftedness – HS/G is a reality which is existent and guaranteed by the ongoing legislation, as well as from the theoretical and practical experiences it is possible to notice the role of the school management for the effectiveness, or not, of the educational inclusion process of these students. This way, this study approaches the relation between school management and the process of inclusion of target students from Special Education. For such, the main objective of this research is to understand the way the school management of a Children Education School and of a Fundamental Education School from the interior of Rio Grande do Sul are organized for the effectiveness of the school inclusion of target students of Special Education. The research adopts the qualitative approach, with the participating research modality. For the data collection there were used natural participant observations, questionnaires answered by the school managers of the participating schools, and documental analysis. The data analysis was done by content analysis. It was evidenced that in both schools, the managers try, in a way, to put into practice the inclusion of target students of Special Education, however, they are in a process of construction and consolidation of what is proposed in the ongoing legislation, that is, the inclusion with students with impairment, ASD and HS/G is not effective in all aspects: access, participation, permanence and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleContribuições da gestão escolar para a efetivação do processo de inclusão educacional dos alunos público-alvo da educação especialpor
dc.title.alternativeContributions of school management for the effectiveness of the educational inclusion process of target students of special educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAo considerar que a inclusão de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA e altas habilidades/superdotação – AH/SD é uma realidade existente e garantida pela legislação vigente, bem como a partir de vivências teórico-práticas é possível perceber o papel da gestão escolar para a efetivação ou não do processo de inclusão escolar destes alunos. Sendo assim, este estudo aborda a relação entre gestão escolar e o processo de inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial. Para tanto, constitui-se como objetivo geral desta pesquisa, compreender a forma com que a gestão escolar de uma escola de Educação Infantil e uma escola de Ensino Fundamental do interior do Rio Grande do Sul organizam-se para a efetivação da inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, com modalidade de pesquisa participante. Para a coleta de dados foram utilizadas observações participantes do tipo natural, questionários respondidos pelas gestoras das escolas participantes e análise documental. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo. Constatou-se que em ambas as escolas, as gestões tentam de alguma forma, colocar em prática a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial, muito embora, estejam em processo de construção e consolidação daquilo que é proposto nas legislações vigentes, ou seja, a inclusão escolar dos alunos com deficiência, TEA e AH/SD ainda não está efetivada em todos os seus aspectos: acesso, participação, permanência e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto