dc.contributor.advisor | Noya, Carolina Pereira | |
dc.creator | Medeiros, Ronise Venturini | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T14:55:52Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T14:55:52Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15586 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | When considering that inclusion of students with impairment, Autistic Spectrum Disorders – ASD and high skills/giftedness – HS/G is a reality which is existent and guaranteed by the ongoing legislation, as well as from the theoretical and practical experiences it is possible to notice the role of the school management for the effectiveness, or not, of the educational inclusion process of these students. This way, this study approaches the relation between school management and the process of inclusion of target students from Special Education. For such, the main objective of this research is to understand the way the school management of a Children Education School and of a Fundamental Education School from the interior of Rio Grande do Sul are organized for the effectiveness of the school inclusion of target students of Special Education. The research adopts the qualitative approach, with the participating research modality. For the data collection there were used natural participant observations, questionnaires answered by the school managers of the participating schools, and documental analysis. The data analysis was done by content analysis. It was evidenced that in both schools, the managers try, in a way, to put into practice the inclusion of target students of Special Education, however, they are in a process of construction and consolidation of what is proposed in the ongoing legislation, that is, the inclusion with students with impairment, ASD and HS/G is not effective in all aspects: access, participation, permanence and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | Contribuições da gestão escolar para a efetivação do processo de inclusão educacional dos alunos público-alvo da educação especial | por |
dc.title.alternative | Contributions of school management for the effectiveness of the educational inclusion process of target students of special education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Ao considerar que a inclusão de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA e altas habilidades/superdotação – AH/SD é uma realidade existente e garantida pela legislação vigente, bem como a partir de vivências teórico-práticas é possível perceber o papel da gestão escolar para a efetivação ou não do processo de inclusão escolar destes alunos. Sendo assim, este estudo aborda a relação entre gestão escolar e o processo de inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial. Para tanto, constitui-se como objetivo geral desta pesquisa, compreender a forma com que a gestão escolar de uma escola de Educação Infantil e uma escola de Ensino Fundamental do interior do Rio Grande do Sul organizam-se para a efetivação da inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, com modalidade de pesquisa participante. Para a coleta de dados foram utilizadas observações participantes do tipo natural, questionários respondidos pelas gestoras das escolas participantes e análise documental. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo. Constatou-se que em ambas as escolas, as gestões tentam de alguma forma, colocar em prática a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial, muito embora, estejam em processo de construção e consolidação daquilo que é proposto nas legislações vigentes, ou seja, a inclusão escolar dos alunos com deficiência, TEA e AH/SD ainda não está efetivada em todos os seus aspectos: acesso, participação, permanência e aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |