Os percursos e as vivências rumo a uma escola democrática
Abstract
Esta investigação está inserida no Curso de Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Através de uma pesquisa participante se propõe a compreender o processo de transformação em uma gestão efetivamente participativa no contexto de uma escola pública da periferia de Santana do Livramento- RS. Promovendo uma ação reflexiva, que parte das atuais concepções de gestão desta comunidade traça um paralelo entre os mecanismos legais que devem garantir um processo democrático e os diversos fatores que influenciam no espaço escolar e que aparentemente são desconsiderados nas políticas educacionais. Elucidando a trajetória desse processo de democratização no intuito de destacar os desafios e as dificuldades encontradas na promoção de uma gestão democrática, com vistas à melhoria da qualidade de ensino nesta instituição de ensino. Sem a expectativa de esgotar as possibilidades de escutas e sensibilização do olhar para a gestão escolar desta comunidade e considerando que o processo de democratização neste contexto está inspirado em bases legais, fica evidente neste mapeamento o quanto os segmentos da comunidade escolar analisados não se sentem participantes na tomada de decisões sobre os interesses e propostas da direção. A concepção de gestão escolar para este grupo mantém ainda a centralidade na figura do diretor inclusive sobre a responsabilidade de promover uma gestão efetivamente participativa, desconsiderando que todos são agentes de transformação neste percurso.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: