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dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorConceição, Elizete de Fatima Veiga da
dc.date.accessioned2019-02-11T12:18:45Z
dc.date.available2019-02-11T12:18:45Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15590
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work of the Educational Management Course is the result of a research carried out in three public schools of the Municipal network of Santa Maria, RS. Currently, the development of digital literacy appears as necessary in educational contexts, because we entered the digital age. Managers play an important role in the inclusion of digital literacy in schools, as it can also from them the viability to use digital technologies in the classroom by teachers. For this, the general objective of the study was to determine whether managers (in) enable working with digital literacy in basic education, which is accompanied by the following specific objectives: study the digital literacy in the school context; investigate how school managers (in) enable the inclusion of digital literacy in the school context; analyze the demands caused the school managers for digital literacy in the school context. This research is characterized as a qualitative descriptive research. For data collection was used as an instrument the application of questionnaires to managers of public schools in the municipality of Santa Maria, RS. The research data were analyzed according to the technique of content analysis proposed by Bardin (2016). These reflections start from the theories of Bonilla and Pretto (2011), Buckinghan (2010), Gabriel (2013), Mota (2014), Paro (1997), Nusbaum (2015) and Gomez (2015). The conclusion is that not always the school with better conditions, which has the best computer lab is the one that will provide the inclusion of digital literacy, therefore, depends on the will and viability of all, as well as gestating on public policy for education by public managers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.titleA gestão democrática e a inclusão do letramento digital nos contextos educacionaispor
dc.title.alternativeDemocratic management and the inclusion of digital lettering in the educational contextseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho do Curso de Gestão Educacional é resultado de uma pesquisa realizada em três escolas públicas da rede Municipal de Santa Maria, RS. Na atualidade, o desenvolvimento do letramento digital aparece como necessário nos contextos educacionais, pois, estamos inseridos na era digital. Os gestores desempenham papel importante na inclusão do letramento digital nas escolas, pois, também pode partir deles a viabilização para uso das tecnologias digitais em sala de aula pelos professores. Para tal, o objetivo geral do estudo foi verificar se os gestores (in)viabilizam o trabalho com o letramento digital na Educação Básica, o qual vem acompanhado dos seguintes objetivos específicos: estudar o letramento digital no contexto da escola; investigar como os gestores escolares (in)viabilizam a inclusão do letramento digital no contexto da escola; analisar as demandas ocasionadas aos gestores escolares pelo letramento digital no contexto da escola. A referida pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa descritiva. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento a aplicação de questionários junto a gestores de escolas públicas no município de Santa Maria, RS. Os dados da pesquisa foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Tais reflexões partem das teorias de: Bonilla e Pretto (2011), Buckinghan (2010), Gabriel (2013), Mota (2014), Paro (1997), Nusbaum (2015) e Gomez (2015). Conclui-se que nem sempre a escola com melhores condições, que possui o melhor laboratório de informática é a que irá proporcionar a inclusão do letramento digital, pois, depende do querer e da viabilização de todos, bem como do gestar sobre as políticas públicas para a educação por parte dos gestores públicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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