Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGattiboni, Bruna Dalcin
dc.creatorCarvalho, Daiane Lamana
dc.date.accessioned2019-02-11T12:39:29Z
dc.date.available2019-02-11T12:39:29Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15591
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper sought to reflect on the possibilities and challenges of educational management in developing motivation in the teaching profession. Therefore, a case study with a qualitative approach was found, which is justified by the notorious need to promote support to the teaching staff of educational institutions. Without pretending to explore all possible aspects, it is considered that for the good school operation, it is necessary that all the sectors work together, being indispensable to think in the motivational aspects of the faculty. In view of the analyzed scenario, it is verified that, although the management of the schools is described as democratic, the traits that define it do not fit the theories that deal with the theme. There are still points to be reviewed so that there is better support for the faculty, so that the faculty really feels motivated to develop their work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectOccupation teachereng
dc.titleGestão escolar e motivação da profissão docentepor
dc.title.alternativeSchool management and teaching profession motivationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho buscou refletir sobre as possibilidades e desafios da gestão educacional em desenvolver motivação na profissão docente. Para tanto, fez-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, que encontra justificativa pela notória necessidade de promover apoio ao corpo docente das instituições de ensino. Sem ter a pretensão de explorar todos os aspectos possíveis, considera-se que, para o bom funcionamento escolar, é necessário que todos os setores trabalhem em conjunto, sendo indispensável pensar nos aspectos motivacionais do corpo docente. Diante do cenário analisado, constata-se que, apesar da gestão das escolas ser descrita como democrática, os traços que a definem não condizem com as teorias que tratam sobre o tema. Ainda há pontos a serem revisados para que haja um melhor amparo ao corpo docente, de modo que este se sinta realmente motivado para desenvolver o seu trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto