Desafios e possibilidades na reelaboração de um projeto pedagógico na educação infantil
Resumen
Este trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Educacional, objetivou analisar os processos ocorridos na reelaboração do Projeto Pedagógico, a partir de diferentes pontos de vista, refletindo sobre a relação deste, com a gestão democrática. Os pressupostos que orientam o estudo são: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o documento disponibilizado pelo Ministério da Educação- Conselho Escolar, textos sobre gestão democrática da educação e escolha do diretor (2004), paralelamente aos estudos de Barbosa (2012), Bordenave (1994), Ferreira (2009), Oliveira (2006), Paro (2006), Veiga (1998) e Vieira (2007). Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso; para a coleta de dados foram empregadas a observação participante, aplicação de questionário e análise documental do Projeto Pedagógico vigente e do novo Projeto Pedagógico. A pesquisa realizou-se em uma Escola Municipal de Educação Infantil, no município de Porto Alegre, da qual participaram seis sujeitos da comunidade escolar, dentre eles, a diretora, a coordenadora pedagógica, três professores e uma monitora. A partir da análise de dados conclui-se que os processos de participação na escola, estão em fase de estruturação, não contemplando de modo abrangente a todos, sendo um dos impasses abordados, a falta de tempo para os estudos e discussão coletiva. Entretanto, os sujeitos da pesquisa demonstram compreender a relevância da participação neste processo, sendo uma possibilidade de transformação e efetiva consolidação da gestão democrática neste espaço.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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