O projeto pedagógico e sua sistematização na gestão de uma escola municipal de Santa Cruz do Sul (RS)
Resumo
Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar de que forma ocorre a
sistematização do Projeto Pedagógico em uma Escola Municipal de Santa Cruz do
Sul (RS). Com base na abordagem da pesquisa qualitativa, a estratégia
metodológica escolhida foi a aplicação de um questionário a seis profissionais que
atuam em diferentes segmentos da instituição. Além disso, foi realizada uma análise
documental do Projeto Pedagógico da escola investigada. A partir da articulação
entre os referencias teóricos e os dados produzidos, destaca-se que existem
diferentes percepções e modos de envolvimento dos participantes da pesquisa em
relação ao Projeto Pedagógico. A compreensão do PP como documento norteador
foi predominante nos discursos, porém nem todos apresentam uma visão ampla e
consistente de como é colocado em prática e de como influencia no processo de
ensino-aprendizagem. Em função disso, ficou evidente essa preocupação, pois a
instituição propõe diferentes estratégias para fortalecer o envolvimento com PP
desde a sistematização inicial por meio de grupos de estudos até retomadas em
momentos decisivos. Nota-se, desse modo, que há muitos desafios na
sistematização, justamente porque existem diferentes entendimentos que
influenciam no modo como o Projeto Pedagógico é efetivamente vivenciado na
escola. Neste sentido, conclui-se que a gestão democrática pode realmente
acontecer na escola a partir do momento que o Projeto Pedagógico é entendido e
vivenciado como principal meio de consolidar propostas educacionais coerentes com
as demandas atuais.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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