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dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorPiccin, Stéla
dc.date.accessioned2019-02-11T13:11:58Z
dc.date.available2019-02-11T13:11:58Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15594
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe main purpose of this research was to analyze how occurs the systematization of the Pedagogical Project (PP) of a municipal school from the city of Santa Cruz do Sul (RS). Based on a qualitative research approach, the methodological strategy selected was the application of a questionnaire addressed to six professionals working at different segments of the institution. Further, a documentary analysis of the school’s PP was conducted. Towards the articulation between the theoretical references and the data produced, it is highlighted the existence of different perceptions and forms of involvement regarding the participants of the research in relation to the PP. The comprehension of the PP as a guiding document was prevalent on the discourses, perhaps not all of them present a wide and consistent view of how it is put into practice and how it influences the teachinglearning process. As a consequence, this concern became evident, considering that the institution proposes distinct strategies to strengthen the involvement with the PP since the initial systematization through study groups up till reclaims at decisive moments. Therefore, it is noted that are many challenges in systematizing the PP, precisely because there are distinct understandings that influence the manner of how the PP is effectively experienced in the school. Hence, it is concluded that the democratic management is capable of actually take place in the school from the moment since it is understanded and experienced as the leading procedure to consolidate educational proposes coherent with the current demands.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO projeto pedagógico e sua sistematização na gestão de uma escola municipal de Santa Cruz do Sul (RS)por
dc.title.alternativeThe pedagogical project and its systematization on the management of a municipal school from Santa Cruz do Sul (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como principal objetivo analisar de que forma ocorre a sistematização do Projeto Pedagógico em uma Escola Municipal de Santa Cruz do Sul (RS). Com base na abordagem da pesquisa qualitativa, a estratégia metodológica escolhida foi a aplicação de um questionário a seis profissionais que atuam em diferentes segmentos da instituição. Além disso, foi realizada uma análise documental do Projeto Pedagógico da escola investigada. A partir da articulação entre os referencias teóricos e os dados produzidos, destaca-se que existem diferentes percepções e modos de envolvimento dos participantes da pesquisa em relação ao Projeto Pedagógico. A compreensão do PP como documento norteador foi predominante nos discursos, porém nem todos apresentam uma visão ampla e consistente de como é colocado em prática e de como influencia no processo de ensino-aprendizagem. Em função disso, ficou evidente essa preocupação, pois a instituição propõe diferentes estratégias para fortalecer o envolvimento com PP desde a sistematização inicial por meio de grupos de estudos até retomadas em momentos decisivos. Nota-se, desse modo, que há muitos desafios na sistematização, justamente porque existem diferentes entendimentos que influenciam no modo como o Projeto Pedagógico é efetivamente vivenciado na escola. Neste sentido, conclui-se que a gestão democrática pode realmente acontecer na escola a partir do momento que o Projeto Pedagógico é entendido e vivenciado como principal meio de consolidar propostas educacionais coerentes com as demandas atuais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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