dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Piccin, Stéla | |
dc.date.accessioned | 2019-02-11T13:11:58Z | |
dc.date.available | 2019-02-11T13:11:58Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15594 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The main purpose of this research was to analyze how occurs the
systematization of the Pedagogical Project (PP) of a municipal school from the city
of Santa Cruz do Sul (RS). Based on a qualitative research approach, the
methodological strategy selected was the application of a questionnaire addressed to
six professionals working at different segments of the institution. Further, a
documentary analysis of the school’s PP was conducted. Towards the articulation
between the theoretical references and the data produced, it is highlighted the
existence of different perceptions and forms of involvement regarding the participants
of the research in relation to the PP. The comprehension of the PP as a guiding
document was prevalent on the discourses, perhaps not all of them present a wide
and consistent view of how it is put into practice and how it influences the teachinglearning
process. As a consequence, this concern became evident, considering that
the institution proposes distinct strategies to strengthen the involvement with the PP
since the initial systematization through study groups up till reclaims at decisive
moments. Therefore, it is noted that are many challenges in systematizing the PP,
precisely because there are distinct understandings that influence the manner of how
the PP is effectively experienced in the school. Hence, it is concluded that the
democratic management is capable of actually take place in the school from the
moment since it is understanded and experienced as the leading procedure to
consolidate educational proposes coherent with the current demands. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Pedagogical project | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | O projeto pedagógico e sua sistematização na gestão de uma escola municipal de Santa Cruz do Sul (RS) | por |
dc.title.alternative | The pedagogical project and its systematization on the management of a municipal school from Santa Cruz do Sul (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar de que forma ocorre a
sistematização do Projeto Pedagógico em uma Escola Municipal de Santa Cruz do
Sul (RS). Com base na abordagem da pesquisa qualitativa, a estratégia
metodológica escolhida foi a aplicação de um questionário a seis profissionais que
atuam em diferentes segmentos da instituição. Além disso, foi realizada uma análise
documental do Projeto Pedagógico da escola investigada. A partir da articulação
entre os referencias teóricos e os dados produzidos, destaca-se que existem
diferentes percepções e modos de envolvimento dos participantes da pesquisa em
relação ao Projeto Pedagógico. A compreensão do PP como documento norteador
foi predominante nos discursos, porém nem todos apresentam uma visão ampla e
consistente de como é colocado em prática e de como influencia no processo de
ensino-aprendizagem. Em função disso, ficou evidente essa preocupação, pois a
instituição propõe diferentes estratégias para fortalecer o envolvimento com PP
desde a sistematização inicial por meio de grupos de estudos até retomadas em
momentos decisivos. Nota-se, desse modo, que há muitos desafios na
sistematização, justamente porque existem diferentes entendimentos que
influenciam no modo como o Projeto Pedagógico é efetivamente vivenciado na
escola. Neste sentido, conclui-se que a gestão democrática pode realmente
acontecer na escola a partir do momento que o Projeto Pedagógico é entendido e
vivenciado como principal meio de consolidar propostas educacionais coerentes com
as demandas atuais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |