dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Kralik, Sabrine de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-02-11T13:31:09Z | |
dc.date.available | 2019-02-11T13:31:09Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15595 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research has as general objective to analyze the forms of participation of the community for the production of knowledge aiming the integral development of high school in a public school localized in Sobradinho city, Rio Grande do Sul. The methodological proposal was characterized as a qualitative approach. As a data collection instrument, a questionnaire was used and, a father, a teacher, a supervisor and a student were the participants. The data were analyzed in a qualitative and descriptive way. The integral knowledge perspective highlighted in this research was based in Humberto Maturana (Árvore do Conhecimento). Among the results was observed the necessity of the mentioned teaching stage to promote a production of knowledge that involve all the aspects that form the human being. This knowledge comprehension opens the doors the community participation promoting the culture diversity, intellectuality and other possibilities related to development of subjects. Subsequently it was found that the school organizes lectures, dialogues and workshops. However these events happen sporadically and /or in specific moments. Also we observed the importance of school management constantly provide moments where the community participates of everyday school aiming the development of human beings' aspects in a whole way. To finalize, it becomes fundamental to construct a high school that includes an intellectual formation articulated with the social, through a more humane education and so fair too. This requires encouraging community engagement in the classroom and vice versa through investigative works, interviews conversations and more. In the same way as inviting people from the community to exchange their experiences and their knowledge adquired throughout life making the teaching more valid and meaningful to all involved in this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conhecimento integral | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Whole knowledge | eng |
dc.subject | Participative management | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | A produção do conhecimento no ensino médio através da gestão participativa | por |
dc.title.alternative | The production of knowledge in high school through participative management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as formas de participação da comunidade para a produção do conhecimento com vistas ao desenvolvimento integral no Ensino Médio em uma Escola Estadual de Educação Básica do município de Sobradinho (RS). A proposta metodológica se caracterizou como uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta dados utilizou-se o questionário, tendo como participantes, uma professora, uma aluna, uma supervisora e um pai. Os dados foram analisados de forma qualitativa e descritiva. A perspectiva de conhecimento integral destacada nesta pesquisa foi embasada em Humberto Maturana (Árvore do Conhecimento). Dentre os resultados, observou-se a necessidade da referida etapa de ensino promover uma produção de conhecimento que abarque todos os aspectos que formam o ser humano. Entende-se que essa compreensão de conhecimento, abra as portas para a participação da comunidade, promovendo diversidade de cultura, intelectualidade e outras possibilidades relacionadas ao desenvolvimento dos sujeitos. Posteriormente, constatou-se que a escola organiza palestras, diálogos e oficinas. Todavia esses eventos acontecem esporadicamente e/ou em momento específicos. Também, observou-se a importância de a Gestão Escolar proporcionar constantemente momentos de participação da comunidade local no cotidiano da escola, almejando o desenvolvimento dos aspectos do ser humano de forma integral. Por fim, torna-se fundamental a construção de um Ensino Médio que comtemple uma formação intelectual articulada como o social, através de uma educação mais humana e justa. Isso, requerer encorajar o envolvimento da comunidade na sala de aula e vice-versa, através de trabalhos investigativos, entrevistas, conversas, entre outros. Do mesmo modo que convidar pessoas da comunidade local para trocar suas experiências e seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida, tornando o ensino mais válido e significativo para todos os envolvidos nesse processo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |