Memórias “Bilaquianas” – o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na constituição docente de professoras
Resumo
Esta dissertação intitulada “Memórias “Bilaquianas” – O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na constituição docente de professoras”, se insere na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. A presente investigação foi orientada pelo seguinte objetivo: compreender o movimento de formação docente e as histórias narradas por professoras egressas do Curso Normal que se constituíram professoras formadoras. A proposta foi compreender o movimento formativo por meio das trajetórias narradas por professoras egressas do Curso Normal e que atuam ou atuaram como formadoras. A questão norteadora da pesquisa foi: De que maneira a formação no Curso Normal interferiu na trajetória profissional e pessoal das professoras formadoras docentes egressas do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac? A pesquisa foi qualitativa, de abordagem (auto) biográfica e análise narrativa. Os sujeitos foram quatro professoras egressas do Curso Normal que, posteriormente à formação inicial, dedicaram-se à formação de professores. Foram realizadas entrevistas narrativas além da escrita de textos memoriais formativos que serviram de base para a análise das narrativas o que possibilitou resgatar a memória formativa de cada professora participante da pesquisa, bem como sua “identidade bilaquiana” que ao ser restaurada resultou no processo de reconhecimento da pertença e vínculo afetivo ao Instituto e da formação reflexiva. A pesquisa revelou a ressonância da formação no Curso Normal e as narrativas das “ex normalistas” e os seus percursos no trajeto bilaquiano, bem como sua influência nas suas escolhas profissionais. Dessa maneira o leitor é convidado a conhecer e compreender o significado das Memórias Bilaquianas e os processos formativos de professoras formadoras que iniciaram sua docência no Curso Normal nos últimos cinquenta anos. É apresentada, como produto da pesquisa de mestrado profissional a proposta de elaboração de um e-book reunindo essas narrativas. A pertinência deste estudo é evidenciada na própria história da educação do município de Santa Maria e do Estado do Rio Grande do Sul, pois o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac foi referência na formação docente durante mais de um século e influenciou na constituição da identidade profissional deste local.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: