dc.contributor.advisor | Engerroff, Sérgio Nicolau | |
dc.creator | Lopes, Beliza Stasinski | |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T12:51:27Z | |
dc.date.available | 2019-02-12T12:51:27Z | |
dc.date.issued | 2015-12-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15612 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This research is the result of reflection and preparation for the experience of it has been put gender as educational content in the high school curriculum, sociology discipline, with the use of the Joan Scott gender definition and Engels studies about the family's origin. The stud aims to contribute to the gender education in school. It can be seen that the process of learning about gender inequality contributed decisively to demystify and overcome this inequality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Desigualdade | por |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Teaching/learning | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Inequality | eng |
dc.title | Sociologia no ensino médio: o que ensinamos sobre gênero | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa resulta de uma reflexão e elaboração sobre a vivência de como tem sido inserir a questão de gênero como conteúdo didático no currículo do ensino médio, na disciplina de sociologia, com a utilização da definição de gênero de Joan Scott e dos estudos de Engels sobre a origem da família. O estudo visa contribuir para o ensino de gênero na escola. Pode-se constatar que o processo de aprendizagem sobre desigualdade de gênero contribui determinantemente para a desmistificação e superação dessa desigualdade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |