dc.contributor.advisor | Trevisan, Marcelo | |
dc.creator | Medeiros, Maria Luiza Brugnera | |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T14:25:59Z | |
dc.date.available | 2019-02-12T14:25:59Z | |
dc.date.issued | 2016-01-08 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15616 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The motivation and satisfaction are important factors that lead the employers to develop their
activities with commitment, enthusiasm and efficiency, ensuring good attendance and
contributing to the proper functioning and success of the organization. This article had as
main objective to analyze aspects related to the motivation and satisfaction of CAPASEMU’s
staff. Were approached important concepts for the understanding of what represents the
question of motivation and how it can be an extraordinary tool of management and
transformation in organizational culture. The methodology is exploratory-descriptive and the
research have a quantitative character. At the ending of the evaluation it was found that the
questions that had better assessment relating to the motivating factors were: realization,
professional and personal satisfaction, freedom to express opinions at work, responsibility for
the work produced and participation in decisions of the sector. In regard of the hygiene factor,
stands out the personal relationships with the management and personal relationships with
colleagues. For data interpretation was adopted, basically, Herzberg’s model of Two factors. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Clima organizacional | por |
dc.subject | Satisfaction | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Organizational climate | eng |
dc.title | Satisfação e motivação dos servidores da autarquia CAPASEMU | por |
dc.title.alternative | Satisfaction and motivation to the servers of the municipality CAPASEMU | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A motivação e a satisfação são fatores importantes que levam os servidores a desempenharem
suas atividades com comprometimento, entusiasmo e eficiência, garantindo o bom
atendimento e contribuindo para o bom funcionamento e sucesso da organização. O presente
artigo teve como objetivo central, analisar os aspectos relacionados à motivação e à satisfação
dos servidores da Caixa de Prestação de Assistência e Serviços de Saúde dos Servidores
Municipais de Passo Fundo (CAPASEMU). Foram abordados conceitos importantes para a
compreensão do que representa a questão da motivação e de como essa pode ser uma
extraordinária ferramenta de gestão e transformação na cultura organizacional. A metodologia
é do tipo exploratório-descritiva e a pesquisa é de caráter quantitativo. Ao final da avaliação
se contatou que os quesitos que tiveram melhor avaliação em relação aos fatores
motivacionais foram: realização e satisfação profissional e pessoal, liberdade para expressar
opiniões no trabalho, responsabilidade no trabalho produzido e participação nas decisões do
setor. No que tange aos fatores higiênicos destacam-se as relações pessoais com o órgão
gestor e relações pessoais com colegas. Para a interpretação dos dados foi adotado,
basicamente, o modelo dos “Dois Fatores de Herzberg”. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |