Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Marcelo
dc.creatorMedeiros, Maria Luiza Brugnera
dc.date.accessioned2019-02-12T14:25:59Z
dc.date.available2019-02-12T14:25:59Z
dc.date.issued2016-01-08
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15616
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe motivation and satisfaction are important factors that lead the employers to develop their activities with commitment, enthusiasm and efficiency, ensuring good attendance and contributing to the proper functioning and success of the organization. This article had as main objective to analyze aspects related to the motivation and satisfaction of CAPASEMU’s staff. Were approached important concepts for the understanding of what represents the question of motivation and how it can be an extraordinary tool of management and transformation in organizational culture. The methodology is exploratory-descriptive and the research have a quantitative character. At the ending of the evaluation it was found that the questions that had better assessment relating to the motivating factors were: realization, professional and personal satisfaction, freedom to express opinions at work, responsibility for the work produced and participation in decisions of the sector. In regard of the hygiene factor, stands out the personal relationships with the management and personal relationships with colleagues. For data interpretation was adopted, basically, Herzberg’s model of Two factors.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectClima organizacionalpor
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectOrganizational climateeng
dc.titleSatisfação e motivação dos servidores da autarquia CAPASEMUpor
dc.title.alternativeSatisfaction and motivation to the servers of the municipality CAPASEMUeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoA motivação e a satisfação são fatores importantes que levam os servidores a desempenharem suas atividades com comprometimento, entusiasmo e eficiência, garantindo o bom atendimento e contribuindo para o bom funcionamento e sucesso da organização. O presente artigo teve como objetivo central, analisar os aspectos relacionados à motivação e à satisfação dos servidores da Caixa de Prestação de Assistência e Serviços de Saúde dos Servidores Municipais de Passo Fundo (CAPASEMU). Foram abordados conceitos importantes para a compreensão do que representa a questão da motivação e de como essa pode ser uma extraordinária ferramenta de gestão e transformação na cultura organizacional. A metodologia é do tipo exploratório-descritiva e a pesquisa é de caráter quantitativo. Ao final da avaliação se contatou que os quesitos que tiveram melhor avaliação em relação aos fatores motivacionais foram: realização e satisfação profissional e pessoal, liberdade para expressar opiniões no trabalho, responsabilidade no trabalho produzido e participação nas decisões do setor. No que tange aos fatores higiênicos destacam-se as relações pessoais com o órgão gestor e relações pessoais com colegas. Para a interpretação dos dados foi adotado, basicamente, o modelo dos “Dois Fatores de Herzberg”.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto