O portal UFSM na perspectiva dos acadêmicos: uma avaliação em seis dimensões
Abstract
Esta dissertação apresenta o Governo Eletrônico (e-Gov) como ferramenta capaz de
disponibilizar informações e serviços pela rede mundial de computadores. Os fundamentos
teóricos foram estudos sobre e-Gov e referenciais para avaliação de sítios e portais
governamentais. O objetivo geral foi verificar a percepção dos acadêmicos em relação ao
Portal da Universidade Federal de Santa Maria (Portal UFSM). As ideias propulsoras deste
trabalho surgiram ao se verificar que acadêmicos procuram o atendimento presencial para
obter documentos, serviços e informações que se encontram disponíveis em meio digital. A
fim de contextualizar o problema da pesquisa, foi descrita a trajetória do Portal UFSM. Para
verificar a percepção dos acadêmicos em relação ao portal, foram consideradas as dimensões
Maturidade, Disponibilidade, Facilidade de Uso, Confiabilidade, Acessibilidade e
Transparência, propostas por Rampelotto, Löbler e Visentini (2015), e a dimensão Conteúdo,
definida por Eschenfelder et al. (1997). Incluiu-se, entre os objetivos, apresentar sugestões de
melhorias que poderão contribuir para a efetividade dessa prática na UFSM. A
operacionalização da pesquisa, de caráter descritivo, contemplou, numa primeira etapa, uma
abordagem de natureza qualitativa que visou identificar o contexto da utilização do portal
institucional, delineando-se por meio de análise documental e entrevistas com servidores
técnicos-administrativos. Numa segunda etapa, a pesquisa assumiu uma abordagem de
natureza quantitativa, utilizando-se o procedimento do tipo survey para descrever o perfil dos
respondentes e identificar a percepção dos acadêmicos. Os resultados obtidos permitiram
identificar que o principal objetivo do Portal UFSM é a comunicação e que a sua trajetória e
evolução se basearam nos parâmetros indicados pelo Governo Federal. Foram também
identificadas, a cada versão nova do Portal, melhorias que alteraram para melhor seus níveis
de Maturidade, Disponibilidade, Facilidade de Uso, Confiabilidade e Acessibilidade e
Transparência e Conteúdo. A percepção dos acadêmicos em relação ao portal é melhor nos
itens relacionados aos recursos de tecnologia, como disponibilidade e Confiabilidade; os
demais itens apresentaram médias mais baixas, sendo a percepção mais negativa em relação à
Maturidade.
Collections
The following license files are associated with this item: