Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.contributor.advisorDal Forno, Gedson Mario Borges
dc.creatorStabel, Maria Cristina Tognotti Meneghini
dc.date.accessioned2019-02-13T15:08:30Z
dc.date.available2019-02-13T15:08:30Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15630
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.descriptionTítulo alterado para: O livro virtual contando uma história criada pelas crianças de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental em processo de alfabetizaçãopor
dc.description.abstractThis paper shows some theoretical and practical results of the use of computer media as pedagogical support to the process of literacy in the classroom of a class of stu-dents from the 1st year of Primary Education of the municipality Sapucaia do Sul in Rio Grande do Sul. In this opportunity, we sought theoretical framework on the ped-agogical use of this media. The research investigates how to build your stories and illustration through computer media can reframe learning duringthe literacy process. The objective of this study was to use the tools made available through this media for creating stories published through a virtual class book, working in this way the process of literacy in context, creating opportunity for the exercise of creativity and authorship of the students. The methodology went through a literature review and a case study, being called qualitative exploratory. The main conclusion drawn with re-spect to autonomy and creativity demonstrated by the students to create their virtual book and his growing interest in writing, in an attempt to create their stories, through linguistic analysis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectComputereng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleO livro virtual contando uma história criada pelas crianças de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental em processo de alfabetização na EMEF Justino Camboim, em Sapucaia do Sul – RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso da mídia informática como ferramenta de apoio pedagógico ao processo de alfabetização no espaço da sa-la de aula de uma turma de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do município de Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico sobre o uso pedagógico desta mídia. A pesquisa realizada buscou investigar como a construção de histórias e sua ilustração por intermédio da mídia informática pode resignificar o aprendizado durante o processo de alfabetização. O objetivo des-te trabalho consistiu em utilizar as ferramentas disponibilizadas através desta mídia para a criação de histórias publicadas através de um livro virtual da turma, traba-lhando desta forma o processo de alfabetização de forma contextualizada, criando oportunidade para o exercício da criatividade e autoria dos alunos. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denomina-da de qualitativa de caráter exploratório. A principal conclusão extraída diz respeito à autonomia e à criatividade demonstradas pelos alunos ao criarem o seu livro virtu-al e seu crescente interesse pela escrita, na tentativa de criarem suas histórias, atra-vés da análise linguística.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto