dc.contributor.advisor | Dornelles Júnior, Arthur Coelho | |
dc.creator | Domingues, Luís Antônio Bacedoni | |
dc.date.accessioned | 2019-02-14T14:27:42Z | |
dc.date.available | 2019-02-14T14:27:42Z | |
dc.date.issued | 2015-12-22 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15643 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The qualification of teaching in Brazil depends on several factors, from investment and
efficient public policies to improve the school structure and the qualifications of the
teacher. In this sense, a fundamental aspect of this process is teacher training, which
nowadays can not do without the inclusion in the digital world. The teacher preparation
courses in Brazil also need to move in this direction, taking into account the changes
brought about by new technologies. Thus, this study evaluated how this challenge of
putting the Brazilian school in the digital age is reflected in the curriculum of the
degree in physics at the City Araranguá, in the state of Santa Catarina. As
demonstrated throughout these pages, the activities involving the digital environment
has become subject of the basic curriculum of undergraduate and master's degree in
Physics and ensures that in the future, the state education system will have trained
teachers to use all the digital support available in the process of teaching and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Tecnologia e formação docente: um desafio para a formação de professores de Física em Araranguá, Santa Catarina | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | A qualificação do ensino no Brasil depende de vários fatores, desde investimento e
políticas públicas eficientes à melhoria da estrutura escola e à qualificação do professor.
Nesse sentido, um dos aspectos fundamentais desse processo é a formação docente, que
nos dias de hoje não pode prescindir da inserção no mundo digital. Os cursos de
preparação de professores no Brasil também precisam avançar nesse sentido, tendo em
vista as transformações provocadas pelas novas tecnologias. Dessa forma, esse trabalho
avaliou como esse desafio de colocar a escola brasileira na era digital se traduz na grade
curricular da licenciatura em Física na cidade de Araranguá, no Estado de Santa
Catarina. Como é demonstrado ao longo dessas páginas, as atividades envolvendo o
ambiente digital se transformou em disciplina do currículo básico do curso de graduação
e mestrado em Física e assegura que no futuro, o sistema estadual de ensino terá
docentes capacitados para utiliza todo o suporte digital disponível no processo de ensino
e aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |