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dc.contributor.advisorDornelles Júnior, Arthur Coelho
dc.creatorDomingues, Luís Antônio Bacedoni
dc.date.accessioned2019-02-14T14:27:42Z
dc.date.available2019-02-14T14:27:42Z
dc.date.issued2015-12-22
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15643
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe qualification of teaching in Brazil depends on several factors, from investment and efficient public policies to improve the school structure and the qualifications of the teacher. In this sense, a fundamental aspect of this process is teacher training, which nowadays can not do without the inclusion in the digital world. The teacher preparation courses in Brazil also need to move in this direction, taking into account the changes brought about by new technologies. Thus, this study evaluated how this challenge of putting the Brazilian school in the digital age is reflected in the curriculum of the degree in physics at the City Araranguá, in the state of Santa Catarina. As demonstrated throughout these pages, the activities involving the digital environment has become subject of the basic curriculum of undergraduate and master's degree in Physics and ensures that in the future, the state education system will have trained teachers to use all the digital support available in the process of teaching and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleTecnologia e formação docente: um desafio para a formação de professores de Física em Araranguá, Santa Catarinapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoA qualificação do ensino no Brasil depende de vários fatores, desde investimento e políticas públicas eficientes à melhoria da estrutura escola e à qualificação do professor. Nesse sentido, um dos aspectos fundamentais desse processo é a formação docente, que nos dias de hoje não pode prescindir da inserção no mundo digital. Os cursos de preparação de professores no Brasil também precisam avançar nesse sentido, tendo em vista as transformações provocadas pelas novas tecnologias. Dessa forma, esse trabalho avaliou como esse desafio de colocar a escola brasileira na era digital se traduz na grade curricular da licenciatura em Física na cidade de Araranguá, no Estado de Santa Catarina. Como é demonstrado ao longo dessas páginas, as atividades envolvendo o ambiente digital se transformou em disciplina do currículo básico do curso de graduação e mestrado em Física e assegura que no futuro, o sistema estadual de ensino terá docentes capacitados para utiliza todo o suporte digital disponível no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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