Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChicon, Patricia Mariotto Mozzaquatro
dc.creatorPedro, Huberdam
dc.date.accessioned2019-02-14T14:45:20Z
dc.date.available2019-02-14T14:45:20Z
dc.date.issued2018-12-15
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15644
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study had as its central objective to show which of the media resources are being used in seven schools of the State teaching network here in the municipality of Santa Maria, Rio Grande do Sul, the quantitative / qualitative work. Schools are located in the central region or even near the center of the city, others a little further away. The study also aimed to uncover how many schools use medias in Physical Education classes in daily life. We obtained the following results, through this research, most of the teachers collaborating in this research show an optimism regarding the insertion of media resources in school, but recognize that there are obstacles to a real insertion of media in school, such as: lack of human resources, lack of appropriate software and digital resources, and a specific way of integrating the media with students. From the research it was possible to perceive that many of the existing media are not yet used in their full range / diversities. The collaborators emphasized the need for a greater and better formation to actually materialize a better and real integration of media resources in their methodologies and didactics. The results showed that the majority of teachers use the internet poorly outside the school, the figures showed that this communication is almost non-existent with the students through the internet, which shows that it is not yet as well explored as a pedagogical course. On the other hand, it was also evidenced positive points of the teachers regarding the incentive of research practices directed to students for school activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectRecursos midiáticospor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectMedia resourceseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleRecursos midiáticos em aulas de Educação Física Escolar: analisando práticas pedagógicas de ensino e aprendizagempor
dc.title.alternativeMedia resources in School Physical Education classes: analysing pedagogical practices in teaching and learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo central evidenciar quais e quantos recursos midiáticos estão sendo utilizados (as) em sete escolas da rede Estadual de ensino aqui no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o trabalho de cunho quantitativo/ qualitativo. As escolas localizam-se na região central ou mesmo as proximidades do centro da cidade, outras um pouco mais distantes. O estudo também visou descobrir quantas escolas usam mídias em aulas de Educação Física no cotidiano escolar. Obtivemos os seguintes resultados, por meio desta pesquisa, grande parte dos docentes colaboradores desta pesquisa demostram um otimismo frente a inserção de recursos midiáticos na escola, porém reconhecem que há existência de obstáculos para uma real inserção das mídias na escola, tais como: falta de recursos humanos, carência de software e recursos digitais apropriados, além de uma formação específica para integração das mídias junto aos alunos (as). Pela pesquisa foi possível perceber que muitas das mídias existentes ainda não são utilizadas em sua total amplitude/ diversidades. Os colaboradores ressaltaram necessidade de uma maior e melhor formação para de fato concretizarem uma melhor e real integração de recursos midiáticos em suas metodologias e didáticas. Os resultados demonstraram que a grande parte dos professores utilizam pouco a internet fora da escola, os números evidenciaram que essa comunicação é quase inexistente com os alunos por meio da internet o que demostra que ainda não é tão bem explorado como recurso pedagógico. Em contrapartida foi também evidenciado pontos positivos dos docentes no que diz respeito ao incentivo de práticas de pesquisas dirigidas aos alunos (as) para atividades escolares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto