dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Schneider, Gracieli Strauss | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T11:09:01Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T11:09:01Z | |
dc.date.issued | 2016-09-23 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15649 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This research was carried out in a municipality of the Northwest Region
of the State of Rio Grande do Sul, involving three institutions of early childhood
education, and three managers and twelve educators, respectively. The problem that
constitutes this research is the fact that in the education system of the municipality
there is no offer of training for the professionals of the Child Education. Its purpose is
to carry out an in-depth and critical study in relation to in -context training, in order to
highlight the importance of it for educational daily life and the possibility of access
available to educators. This research of qualitative approach has as a method the
field research and for data collection the application of a questionnaire with o pen
questions, facilitating the understanding of the expectations and expectations of the
professionals. The study was constituted in the discussion with authors who think
about Early Childhood Education and the formation in context of professionals such
as Libane (1998), Freire (1996), Goldschmied and Jackson (2006), Formosinho and
Araujo (2013), Kramer , Ostetto (2000), Ortiz and Carvalho (2012), Barbosa (2006)
among others, as well as legal documents. The research considers that it is essential
to qualify professionals, enabling them to assume a position of trust and respect
within the institutions of Early Childhood Education, through spaces of study, as is
the case of in-context training meetings. In this way, it highlights the study groups as
a training option in the context of the institution accessible to educators | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Grupos de estudos | por |
dc.subject | Formação em contexto | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Study groups | eng |
dc.subject | Training context | eng |
dc.title | A formação dos profissionais da educação infantil no município de Crissiumal/RS: importância da formação em contexto | por |
dc.title.alternative | Training professionals of early childhood education in the municipality of Crissiumal/RS: importance of formation in context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Realizada em um município da Região Noroeste do Estado do Rio
Grande do Sul, esta pesquisa envolve três instituições de Educação Infantil, e
respectivamente, três gestores e doze educadores. O problema que constitui esta
pesquisa é o fato de que no sistema de ensino do município não há oferta de
formação para os profissionais da Educação Infantil . Tem por objetivo realizar um
estudo aprofundado e crítico em relação a formação em contexto, a fim de destacar
a importância da mesma para o cotidiano edu cacional e possibilidade de acesso
disponibilizada aos educadores. Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como
método a pesquisa de campo e para a coleta de dados a aplicação de um
questionário com questões abertas, facilitando a compreensão dos anseio s e
expectativas dos profissionais. O estudo foi constituído na discussão com autores
que pensam a Educação Infantil e a formação em contexto dos profissionais
como:Libâneo (1998), Freire (1996), Goldschmied e Jackson (2006), Formosinho e
Araujo (2013), Kramer (2011), Ostetto (2000), Ortiz e Carvalho (2012), Barbosa
(2006) entre outros, bem como documentos legais. A pesquisa considera que é
imprescindível qualificar profissionais, capacitando -os para assumir uma postura de
confiança e respeito dentro das instituições de Educação Infantil , através de espaços
de estudo, como é o caso dos encontros de formação em contexto . Dessa forma,
destaca os grupos de estudos como uma opção de for mação no contexto da
instituição acessível aos educadores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |