A política de educação permanente em saúde como instrumento de gestão municipal na saúde: revisão narrativa
Resumo
O Sistema Único de Saúde visa atender qualitativamente as necessidades de saúde da população brasileira. No entanto, para efetivar este atendimento, a Educação Permanente em Saúde, vem sendo utilizada como uma ferramenta essencial uma vez que permite articular a atenção, formação, gestão e controle social para o enfrentamento dos problemas dos diferentes níveis de atenção. Esta pesquisa buscou, portanto identificar e analisar a produção científica publicada sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde/Educação Permanente em Saúde como instrumento de gestão municipal na saúde. Trata-se revisão narrativa realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE, com as respectivas palavras-chave “gestão em saúde” e “educação continuada” e “management”, “health” and “continuing-education” com recorte temporal pautado na implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde a partir de 2004 a 2013. Foram selecionados seis artigos. Os dados sofreram análise temática. Extraiu-se uma categoria: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como dispositivo de qualificação; e duas subcategorias: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como instrumento de qualificação dos servidores municipais em saúde e A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como instrumento de qualificação e de ação dos gestores municipais em Saúde. Evidenciou-se que a utilização da Educação Permanente em Saúde como instrumento de gestão municipal para qualificação dos serviços em saúde ainda é bastante incipiente e precisa ser amplamente discutida nos espaços coletivos como política pública que visa à transformação das práticas profissionais e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: