Novos desafios a uma sociedade inclusiva
Abstract
Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico
sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais
no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da Educação
Brasileira e Educação Especial e a Formação do Professor da educação
comum em direção a uma educação inclusiva – processo de inovação no
Ensino Fundamental. Tentou-se exemplificar o indivíduo que pretende se
formar dentro da realidade atual, salientando o professor e sua formação de
ensino aprendizagem, sem deixar de lado a relação teoria/prática na educação
inclusiva. Foram salientados aspectos de pessoas com NEEs (Necessidades
Educacionais Especiais); a sociedade diante da inclusão e o rompimento de
velhas estruturas políticas e educacionais; as perspectivas do novo processo;
conceitos e pré–conceitos. Procurou-se evidenciar nesse trabalho, que a
caminhada para uma escola inclusiva é influenciada por inúmeros fatores a
serem refletidos dentro das escolas regulares pelos seus professores, e
também em diferentes dimensões educacionais e sociais mais amplas,
oportunizando revisão de crenças, valores e práticas, provocando verdadeiras
rupturas no modo de perceber e conceber as diferenças entre os seres
humanos.
Collections
- Educação [46]