dc.contributor.advisor | Müller, Gustavo André Aveline | |
dc.creator | Pedroso, Adriana Martini Correa | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T14:41:31Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T14:41:31Z | |
dc.date.issued | 2015-12-15 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15661 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Violência escolar | por |
dc.subject | Bullying | eng |
dc.subject | Ciberbullying | eng |
dc.title | Violência na escola: considerações sobre o bullying e ciberbullying | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo é resultado de uma reflexão acerca das novas formas de violência na escola,
apresentadas na forma de bullying e ciberbullying, que atualmente tornaram-se uma constante
nas discussões travadas nos meios de comunicação e também no âmbito político-jurídico,
resultando na a instituição do Programa de Combate à intimidação Sistêmica, através da Lei
13.185/2015. A atual complexidade da convivência em sociedade provocou mudanças na
forma de relacionamento, com a utilização dos espaços virtuais de comunicação, - as redes –
que estão substituindo o conceito de “laços humanos”. Dessa forma, se constroem novas
identidades e comportamentos que, muitas vezes se encontram em conflito, indicando a necessidade
de aprofundamento nos estudos relacionados à temática bullying e ciberbullying. Este
trabalho, que traz à discussão o problema da violência na escola, tem como eixo central de
discussão o bullying e ciberbullying e como mecanismo de aprofundar a discussão, a pesquisa
levou em consideração especialmente uma das formas do chamado bullying, - a que se
desenvolve no ambiente virtual - denominada ciberbullying. Nesse contexto, a seguinte
questão embasa este estudo: diante da emergência do ciberespaço, como se caracterizam os
novos conflitos sociais abarcados pelo bullying e ciberbullying? | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |