O fracasso escolar e a gestão educacional: um desafio
Resumo
O fracasso escolar gera questionamento na educação sempre na busca de soluções. Para melhor entendê-lo buscou-se interpretá-lo através do processo ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, a escola e família. Desta maneira, o objetivo da monografia é apresentar ao leitor o que é fracasso escolar e possibilidades de solução principalmente de como minimizar as interferências que são manter a docência ativa, repensar a prática pedagógica, a relação professor-aluno, e enfrentar o fracasso como desafio na prática do gestor escolar. O primeiro capítulo comenta sobre a gestão educacional e escolar colocando o sentido da busca dos objetivos educacionais necessários para as práticas pedagógicas. O segundo capítulo, explicita as variáveis neste processo tentando explicar o que é o fracasso, a identificação das causas e a influência da família. O terceiro capítulo ressalta o cotidiano escolar quanto à docência mostrando a relação aluno-professor, o plano pedagógico e teorias que podem minimizar o fracasso. E, o quarto capítulo com intuito de ampliar a visão do problema e formas como acontecem traz através desta pesquisa de cunho qualitativo elementos extraídos da utilização de um questionário para os alunos e professores em duas escolas. Para interpretação das respostas utilizou-se o método da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que o fracasso deve ser buscado pela gestão democrática através de ações do gestor escolar com intuito de minimizar esse processo, primando pelo êxito e sucesso dentro do Projeto Político Pedagógico.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1013]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: