dc.contributor.advisor | Jensen, Janice Machado dos Santos | |
dc.creator | Batiston, Rosangela Maria | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T14:59:15Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T14:59:15Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15662 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description | O título foi alterado para: Fracasso escolar | por |
dc.description.abstract | Considering the educational management, a working steady progress of reality, elucidated here, one of the issues most discussed by the supervisors, which is the escolar. Notoriously failure is the lack of success and how to seek educational activities for their walk to the attainment of goals. Therefore, the first chapter talks about the educational and school management by placing the direction of the pursuit of educational goals required for the pedagogical practices successfully. The second chapter explains the variables in this process trying to explain what is the failure to identify the causes and the influence of the family. The third chapter highlights the everyday school life to teaching as showing the student-teacher relationship, teaching project and theories that can minimize failure. And the fourth chapter in order to enlarge the view of the problem and ways brings happen through this qualitative research elements extracted using a questionnaire for students and teachers in two schools. For interpretation of the responses we used the method of content analysis. It was concluded that the failure must be sought in the democratic management as success and successful experience within the Pedagogical Political Project. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fracasso escolar | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.title | O fracasso escolar e a gestão educacional: um desafio | por |
dc.title.alternative | School failure and educational management: a challenge | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O fracasso escolar gera questionamento na educação sempre na busca de soluções. Para melhor entendê-lo buscou-se interpretá-lo através do processo ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, a escola e família. Desta maneira, o objetivo da monografia é apresentar ao leitor o que é fracasso escolar e possibilidades de solução principalmente de como minimizar as interferências que são manter a docência ativa, repensar a prática pedagógica, a relação professor-aluno, e enfrentar o fracasso como desafio na prática do gestor escolar. O primeiro capítulo comenta sobre a gestão educacional e escolar colocando o sentido da busca dos objetivos educacionais necessários para as práticas pedagógicas. O segundo capítulo, explicita as variáveis neste processo tentando explicar o que é o fracasso, a identificação das causas e a influência da família. O terceiro capítulo ressalta o cotidiano escolar quanto à docência mostrando a relação aluno-professor, o plano pedagógico e teorias que podem minimizar o fracasso. E, o quarto capítulo com intuito de ampliar a visão do problema e formas como acontecem traz através desta pesquisa de cunho qualitativo elementos extraídos da utilização de um questionário para os alunos e professores em duas escolas. Para interpretação das respostas utilizou-se o método da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que o fracasso deve ser buscado pela gestão democrática através de ações do gestor escolar com intuito de minimizar esse processo, primando pelo êxito e sucesso dentro do Projeto Político Pedagógico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |