dc.contributor.advisor | Sawitzki, Rosalvo Luis | |
dc.creator | Corrêa, Shaiane Limberger | |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T11:43:23Z | |
dc.date.available | 2019-02-19T11:43:23Z | |
dc.date.issued | 2015-12-17 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15676 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2015. | por |
dc.description | Título alterado para: Qualidade do ambiente escolar na promoção da prática de atividade física em escolas municipais de educação infantil de Santa Maria - RS | por |
dc.description.abstract | Given the changes in socio-cultural reality, there is a high incidence of overweight
and obesity in schools, which has a key role in preventing these aspects by
encouraging healthy habits, such as providing opportunities of physical activities
for students. Therefore, the aim of this study is to analyze the quality of both
environments and opportunities for physical activity in early-childhood institutions
in Santa Maria-RS. To analyze the aspects involved in the study, we use the
EPAO framework. It is based on a survey and it consists in registering information
during a day of observation at school. It comprises six subscales related to
physical activity: active opportunity, sedentary behavior and sedentary
environment, portable and fixed equipment for games, staff behavior in relation
to physical activity, training of staff in physical activity and education, and physical
activity policy. It has been observed that there are environments in school suitable
for the practice of physical activities with qualified teachers working during
classes. However, in most of schools, the practice of physical activity takes place
during leisure time, when students are free of guidance and do not take part in
an activity structured by the professional staff. Furthermore, many schools do not
have time for physical activity in their teaching plans. Thus, we conclude that
schools have both environments and equipment suitable for the practice of
physical activities, however, teachers neither use them for planning and
implementing activities nor for stimulating and promoting physical activities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Creches | por |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Atividade física | por |
dc.subject | Child day care centers | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Motor activity | eng |
dc.title | Ambiente escolar na promoção da prática de atividade física em escolas municipais de educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Diante das transformações da realidade sociocultural, há uma grande incidência
de crianças com sobrepeso e obesidade no ambiente escolar. Este, que possui
entre tantas funções, papel fundamental na prevenção desses aspectos, através
de hábitos saudáveis, como prática de atividade física. No entanto, nem sempre
possui as condições adequadas para cumprir suas funções. Assim, o objetivo do
estudo é analisar a qualidade dos ambientes e as oportunidades à prática de
atividade física nas instituições de educação infantil da rede municipal de Santa
Maria-RS. Para a análise dos aspectos envolvidos no estudo, utilizou-se o
instrumento EPAO. Ele é moldado na forma de formulário que consiste no
registro das informações durante um dia de observação na escola. Ele engloba
seis subescalas relacionadas à prática de atividade física: oportunidade ativa,
comportamento e ambiente sedentário, equipamentos portáteis e fixos para
jogos, comportamento dos profissionais em relação à atividade física,
qualificação dos profissionais em atividade física e educação e política de
atividade física. Observou-se que há nas escolas, ambientes adequados à
prática de atividade física com professores qualificados atuando na sala de aula.
No entanto, na maioria das escolas, a prática de atividade física é direcionada a
hora do lazer, onde os alunos permanecem brincando livremente sem uma
atividade estruturada por parte da equipe de profissionais. Além disto, muitas
escolas não possuem em seus planos de ensino e aula, momentos direcionados
à prática de atividade física. Desta forma podemos concluir que, as escolas
possuem ambiente e materiais propícios à prática, todavia a equipe profissional
não os utiliza para o planejamento e aplicação nas atividades regulares, além de
não estimularem e promoverem a prática de atividade física. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |