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dc.contributor.advisorMarconatto, Diego Antonio Bittencourt
dc.creatorHenrique, Rosemeri
dc.date.accessioned2019-02-19T12:46:35Z
dc.date.available2019-02-19T12:46:35Z
dc.date.issued2015-12-18
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15679
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe purpose of this article is to identify the contribution of the “Mais Educação”Program for the Introduction of Shift Integral Education in São Leopoldo. “Mais Educação”is a government program which provides, as well as the full-time education, the extension of the school day and the reorganization of spaces and the curriculum through socio-educational activities for elementary school students (EF). As documentary sources were used texts, manuals supplied by the Ministry of Education, Basic Education Development Index and articles related to the subject. Were also conducted interviews with the management of the Municipality and the coordinators of ten schools, enabling thus make reflections and relations about theme. Por end, it was observed that the “Mais Educação” Program functions as a reflective essay on the Integral Education as well as it was revealed the weaknesses and powers of the education system in São Leopoldo. However, for those weaknesses are mitigated is essential to continuity of educational policies as well as financial support and commitment of the various public spheres involved in this process. This article followed the Applied Research with a qualitative approach, trying to describe the presented relations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopor
dc.subjectEducação em turno integralpor
dc.subjectPlano de desenvolvimento da educaçãopor
dc.subject“Mais Educação” programeng
dc.subjectEducation full-timeeng
dc.subjectEducation development planeng
dc.titleDesafios da educação integral no município de São Leopoldo: contribuições do Programa Mais Educaçãopor
dc.title.alternativeChallenges of integral education in the municipality of São Leopoldo : “Mais Educacão” program contributionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é identificar a contribuição do Programa Mais Educação para a Introdução da Educação de Turno Integral no Município de São Leopoldo. O Mais Educação é um Programa governamental que prevê, assim como a educação de turno integral, a ampliação da jornada escolar e a reorganização dos espaços e do currículo, através de ações sócio-educativas para alunos do Ensino Fundamental (EF). Como fontes documentais foram utilizados os textos, manuais fornecidos pelo Ministério da Educação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e artigos relacionados com o assunto. Além disso, foram realizadas entrevistas com a gestão do Município e com as coordenadoras de dez escolas, possibilitando, dessa forma, realizar reflexões e relações acerca do tema. Por fim, observou-se que o Programa Mais Educação funciona como um ensaio reflexivo sobre a Educação Integral, assim como foi possível perceber as fragilidades e as potências do sistema de ensino do município de São Leopoldo. Contudo, para que essas fragilidades sejam amenizadas é fundamental a continuidade dessas políticas educacionais, bem como aporte financeiro e comprometimento das diversas esferas públicas envolvidas neste processo. Este artigo seguiu a Pesquisa Aplicada com uma abordagem metodológica qualitativa, buscando descrever as relações apresentadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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