dc.contributor.advisor | Marconatto, Diego Antonio Bittencourt | |
dc.creator | Henrique, Rosemeri | |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T12:46:35Z | |
dc.date.available | 2019-02-19T12:46:35Z | |
dc.date.issued | 2015-12-18 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15679 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to identify the contribution of the “Mais Educação”Program for
the Introduction of Shift Integral Education in São Leopoldo. “Mais Educação”is a
government program which provides, as well as the full-time education, the extension of the
school day and the reorganization of spaces and the curriculum through socio-educational
activities for elementary school students (EF). As documentary sources were used texts,
manuals supplied by the Ministry of Education, Basic Education Development Index and
articles related to the subject. Were also conducted interviews with the management of the
Municipality and the coordinators of ten schools, enabling thus make reflections and relations
about theme. Por end, it was observed that the “Mais Educação” Program functions as a
reflective essay on the Integral Education as well as it was revealed the weaknesses and
powers of the education system in São Leopoldo. However, for those weaknesses are
mitigated is essential to continuity of educational policies as well as financial support and
commitment of the various public spheres involved in this process. This article followed the
Applied Research with a qualitative approach, trying to describe the presented relations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Programa Mais Educação | por |
dc.subject | Educação em turno integral | por |
dc.subject | Plano de desenvolvimento da educação | por |
dc.subject | “Mais Educação” program | eng |
dc.subject | Education full-time | eng |
dc.subject | Education development plan | eng |
dc.title | Desafios da educação integral no município de São Leopoldo: contribuições do Programa Mais Educação | por |
dc.title.alternative | Challenges of integral education in the municipality of São Leopoldo : “Mais Educacão” program contributions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é identificar a contribuição do Programa Mais Educação para a
Introdução da Educação de Turno Integral no Município de São Leopoldo. O Mais Educação
é um Programa governamental que prevê, assim como a educação de turno integral, a
ampliação da jornada escolar e a reorganização dos espaços e do currículo, através de ações
sócio-educativas para alunos do Ensino Fundamental (EF). Como fontes documentais foram
utilizados os textos, manuais fornecidos pelo Ministério da Educação, Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica e artigos relacionados com o assunto. Além disso,
foram realizadas entrevistas com a gestão do Município e com as coordenadoras de dez
escolas, possibilitando, dessa forma, realizar reflexões e relações acerca do tema. Por fim,
observou-se que o Programa Mais Educação funciona como um ensaio reflexivo sobre a
Educação Integral, assim como foi possível perceber as fragilidades e as potências do sistema
de ensino do município de São Leopoldo. Contudo, para que essas fragilidades sejam
amenizadas é fundamental a continuidade dessas políticas educacionais, bem como aporte
financeiro e comprometimento das diversas esferas públicas envolvidas neste processo. Este
artigo seguiu a Pesquisa Aplicada com uma abordagem metodológica qualitativa, buscando
descrever as relações apresentadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |