dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Dias, Mariselda Leão | |
dc.date.accessioned | 2016-05-02T15:13:31Z | |
dc.date.available | 2016-05-02T15:13:31Z | |
dc.date.issued | 2005-03-18 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1567 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The present work brings reflections on the causes of the difficulties and upset in
the development of the reading and writing, which the factors of those upset, and, which
the possibilities and solutions for those problems. Being this theme deepened by several
authors and depositions of Educators, what did with that contemplated and we looked for
like this alternatives for possible solutions of those lacunas in the learning. This theme had
as local for accomplishment of the collection of data a Municipal School of Infantile
Education and I Teach Fundamental, where the Equipe Diretiva and Educators were
interviewed of 1st o'clock to 4th series. The research type was case study and the
collection happened in October and November of the year of 2004, being used a semistructured
interview. We evidenced that this theme presupposes an interaction with the
diversity, and a to rethink constant of the educator on its educational practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz reflexões sobre as causas das dificuldades e
transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita, quais os fatores desses transtornos,
e, quais as possibilidades e soluções para esses problemas. Sendo este tema
aprofundado por vários autores e depoimentos de Educadores, o que fez com que
refletíssemos e assim buscássemos alternativas para possíveis soluções dessas lacunas
na aprendizagem. Este tema teve como local para realização da coleta de dados uma
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde foram entrevistados a
Equipe Diretiva e Educadores da 1ª a 4ª série. O tipo de pesquisa foi estudo de caso e a
coleta aconteceu em outubro e novembro do ano de 2004, sendo utilizado uma entrevista
semi-estruturada. Evidenciamos que este tema pressupõe uma interação com a
diversidade, e um repensar constante do educador sobre sua prática educativa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |