Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorDias, Mariselda Leão
dc.date.accessioned2016-05-02T15:13:31Z
dc.date.available2016-05-02T15:13:31Z
dc.date.issued2005-03-18
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1567
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe present work brings reflections on the causes of the difficulties and upset in the development of the reading and writing, which the factors of those upset, and, which the possibilities and solutions for those problems. Being this theme deepened by several authors and depositions of Educators, what did with that contemplated and we looked for like this alternatives for possible solutions of those lacunas in the learning. This theme had as local for accomplishment of the collection of data a Municipal School of Infantile Education and I Teach Fundamental, where the Equipe Diretiva and Educators were interviewed of 1st o'clock to 4th series. The research type was case study and the collection happened in October and November of the year of 2004, being used a semistructured interview. We evidenced that this theme presupposes an interaction with the diversity, and a to rethink constant of the educator on its educational practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleDificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escritapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho traz reflexões sobre as causas das dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita, quais os fatores desses transtornos, e, quais as possibilidades e soluções para esses problemas. Sendo este tema aprofundado por vários autores e depoimentos de Educadores, o que fez com que refletíssemos e assim buscássemos alternativas para possíveis soluções dessas lacunas na aprendizagem. Este tema teve como local para realização da coleta de dados uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde foram entrevistados a Equipe Diretiva e Educadores da 1ª a 4ª série. O tipo de pesquisa foi estudo de caso e a coleta aconteceu em outubro e novembro do ano de 2004, sendo utilizado uma entrevista semi-estruturada. Evidenciamos que este tema pressupõe uma interação com a diversidade, e um repensar constante do educador sobre sua prática educativa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples