dc.contributor.advisor | Temp, Haury | |
dc.creator | Scrimini, Elisiane Bortoluzzi | |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T13:13:41Z | |
dc.date.available | 2019-02-19T13:13:41Z | |
dc.date.issued | 2015-02-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15681 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Today the influence of development in early childhood education is of fundamental importance in the formation of conscious citizen in the society in which he lives, and the development of motor skills is among the activities that should be undertaken by students of early childhood education, because it contributes to the development of children in the teaching and learning process. For this study we used qualitative research that seeks unpredictability and originality, thus forming interpersonal and social relations. We conducted the Battery Fonseca Psychomotor (1995), with seven children who had four years of full age and attended the maternal II of the Municipal School of Child Innocent People Education of the City Restinga Seca. The main objective of this research is to identify learning difficulties relating psychomotor in early childhood education students. Instrument used in all the surveyed children had scores between 14 and 21 points which means that children are learning in the normal index, showing no learning disability. But if we look at each of the individually surveyed sub-factors can be observed that some children had mild psychomotor difficulties in certain sub-factors, leading to the conclusion that even in normal children, these difficulties may interfere with the learning process. Therefore, I concluded that the tests are essential in early childhood education as a means of prevention, working in motor behavior and psychic children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicomotricidade | por |
dc.subject | Desenvolvimento psicomotor | por |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | por |
dc.subject | Psychomotor | eng |
dc.subject | Psychomotor development | eng |
dc.subject | Learning disability | eng |
dc.title | A psicomotricidade para os alunos da educação infantil | por |
dc.title.alternative | The psychomotor for students early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Hoje em dia a influência do desenvolvimento na educação infantil é de fundamental importância na formação do cidadão consciente na sociedade em que vive, e o desenvolvimento da psicomotricidade está entre uma das atividades que devem ser realizadas pelos alunos da educação infantil, pois a mesma contribui para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino aprendizagem. Para este estudo utilizou-se da pesquisa qualitativa que busca a imprevisibilidade e a originalidade, formando assim relações interpessoais e sociais. Foi realizada a Bateria Psicomotora de Fonseca (1995) com sete crianças na idade de quatro anos completos que frequentavam a Turma de Maternal II da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Inocente do Município Restinga Seca. O principal objetivo desta pesquisa foi identificar as dificuldades de aprendizagem relacionando a psicomotricidade nos alunos da Educação Infantil. No instrumento utilizado, todas as crianças participantes obtiveram pontuação entre 14 e 21 pontos o que significa que as mesmas estão no índice de aprendizagem normal, portanto não apresentando dificuldades, porém ao observarmos individualmente cada um dos subfatores pesquisados pode-se inferir que algumas crianças apresentaram determinadas restrições psicomotoras em determinados subfatores, o que permite concluir que, mesmo em crianças classificadas dentro da normalidade para a faixa etária, estas dificuldades podem interferir no processo de aprendizagem. Sendo assim, concluí-se que os testes podem auxiliar de forma benéfica a aprendizagem na Educação Infantil atuando no comportamento motor e psíquico das crianças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |