dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Souza, Cristiani Farias | |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T13:14:02Z | |
dc.date.available | 2019-02-21T13:14:02Z | |
dc.date.issued | 2016-09-09 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15705 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The present work presents a reflection in the educational practice developed in the State Institution of Education Olavo Bilac (IEEOB), highlighting which pedagogical interventions can be put into practice and which can be constituted as possibilities for preschool children to have enriching experiences. In this sense, study meetings about National Curricular Guidelines for Children’s Education (DCNEIs) and others sources that outline specificities of the Children’s Education have been realized, promoting a greater interaction of the group and the elaboration of the work plan with the pedagogical interventions. The research contemplated the qualitative methodological approach denominated intervention research, defended by Damiani (2012) who understands that pedagogical interventions are “changings and innovations” organized in an intentional way, causing improvements and changings in the pedagogical practices. Throughout the text, it is presented a brief report about the historical context of the IEEOB, mainly highlighting the Children’s Education trajectory and the reasons that instigate the necessity of proposing a reflection over the current pedagogical practice developed in the Children’s Education. The authors who subsidized the reflections were Larrosa (2002), Gabre (2012) and Oliveira (2010) mainly approaching the “enriching experiences” concept. The development of the work took place from meetings with teachers and managers that work in the Children’s Education area and, together, they built the work plan with the planned pedagogical interventions for preschool children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Intervenções pedagógicas | por |
dc.subject | Experiências enriquecedoras | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Children’s education | eng |
dc.subject | Pedagogical interventions | eng |
dc.subject | Enriching | eng |
dc.title | "Uaauuuu! o que houve aqui profe?" experiências enriquecedoras no contexto da educação infantil do IEEOB | por |
dc.title.alternative | "Wooooow!!! What happened here, teacher? Enriching experiences in the IEEOB children’s education context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a reflexão da prática educativa desenvolvida no contexto da Educação Infantil do Instituto Estadual de Educação do Olavo Bilac (IEEOB), evidenciando quais intervenções pedagógicas que podem ser colocadas em prática e que se constituam como possibilidades para as crianças da pré-escola vivenciarem experiências enriquecedoras. Nesse sentido, foram oportunizados ao grupo de professores envolvidos com a pesquisa, encontros de estudos e reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEIs) e outras fontes que delineiam as especificidades da Educação Infantil, promovendo uma maior interação do grupo e a elaboração do plano de trabalho com as intervenções pedagógicas. A pesquisa contemplou a abordagem metodológica qualitativa denominada pesquisa intervenção, defendida por Damiani (2012) que entende que as intervenções pedagógicas são “mudanças e inovações” organizadas de forma intencional, provocando mudanças e melhorias nas práticas pedagógicas. Ao longo do texto é apresentado um breve relato do contexto histórico do IEEOB, principalmente destacando a trajetória da Educação Infantil e as razões que instigaram a necessidade de propor uma reflexão da prática pedagógica atual desenvolvida na Educação Infantil. Os autores que subsidiaram as reflexões foram Larrosa (2002), Gabre (2012) e Oliveira (2010) abordando principalmente o conceito de “experiências enriquecedoras”. O desenvolvimento do trabalho ocorreu a partir de encontros com as professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil que, em conjunto, construíram o plano de trabalho com as intervenções pedagógicas planejadas para as crianças da pré-escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |