Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTemp, Haury
dc.creatorGasparetto, Odirlei
dc.date.accessioned2019-02-22T13:49:51Z
dc.date.available2019-02-22T13:49:51Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15718
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractChildhood is the period in which the child develops in all dimensions . And a major factor in this development is the dynamic balance through the information processed by the central nervous system ( CNS). For the research adopted a qualitative and quantitative approach to descriptive . The objective of the study was to evaluate how is the dynamic balance of 21 students , 9 girls and 12 boys, 4 to 5 years of a Preschool of Bento Gonçalves ( RS ). The materials and methods used for the research were Lefèvre tests, evolutive neurological examination (ENE ) specifically on the dynamic equilibrium , taking care to work according to each age group and following the author 's instructions. Terms of consent , authorization, direction and accompanying spreadsheets initially were made. Each student performed all activities proposed by the scale and were marked as the results obtained by each. The activities were performed in internal and external area of the school. According to the results of this study , the application of Lefevre tests regarding the dynamic balance , showed satisfactory mainly girls 4 years. And to highlight that is in kindergarten the ideal time to awaken the pleasure and motivation to practice lifelong and can thus significantly way to influence the activity history of individuals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEquilíbrio dinâmicopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectDynamic equilibriumeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectMotor developmenteng
dc.titleEquilíbrio dinâmico: perspectiva e realidade em alunos de educação infantilpor
dc.title.alternativeDynamic balance: perspective and reality in students of childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA infância é o período em que a criança desenvolve-se em todas as dimensões. E um fator primordial para este desenvolvimento é o equilíbrio dinâmico, através das informações processadas pelo Sistema Nervoso Central (SNC). Para a realização da pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa do tipo descritiva. O objetivo do estudo foi avaliar como está o equilíbrio dinâmico de 21alunos, sendo 9 meninas e 12 meninos, de 4 à 5 anos de uma Escola de Educação Infantil de Bento Gonçalves (RS). Os Materiais e métodos utilizados para a pesquisa foram os testes de Lefèvre, Exame Neurológico Evolutivo (ENE) especificamente sobre o equilíbrio dinâmico, tendo o cuidado em trabalhar de acordo com cada faixa etária e seguindo as instruções do autor. Inicialmente foram confeccionados os Termos de Consentimento, autorização da direção e as planilhas de acompanhamento. Cada aluno realizou todas as atividades propostas pela escala e foram assinaladas conforme os resultados obtidos por cada um. As atividades foram realizadas na área interna e externa da escola. De acordo com os resultados deste estudo, a aplicação dos testes de Lefèvre, no que se refere ao Equilíbrio Dinâmico, mostrou-se satisfatório principalmente com as meninas de 4 anos. Por fim, cabe destacar que é na Educação Infantil o momento ideal para despertar o prazer e a motivação pela prática ao longo da vida, podendo desta forma influenciar de forma significativamente o histórico de atividades dos indivíduos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto