Saberes docentes: a trajetória de uma professora de educação infantil
Resumo
Esta monografia intitulada “Saberes Docentes: A Trajetória de uma
Professora de Educação Infantil” está vinculada a Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), ao curso de Especialização em Gestão Educacional na linha de
pesquisa Gestão da Organização Escolar. O trabalho ora apresentado configura-se
em uma retomada do percurso vivido desde o ensino fundamental até a
Universidade, entrelaçado por situações consideradas relevantes na escolha
profissional. Essa reflexão perpassa experiências vivenciadas no Ensino
Fundamental, Médio e na Universidade (curso de Pedagogia e Especialização) em
momentos decisivos na construção da profissionalidade da autora. Salienta-se dois
momentos importantes na sua autoformacão: primeiramente como bolsista do
PROLICEN – Programa de Licenciaturas, no “Projeto Integrado de Trabalho com
Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra; e no Projeto Alternativo de Educação Infantil, situado em uma
região periférica do Município de Santa Maria. Os objetivos que impulsionaram a
autora no decorrer dos anos de desenvolvimento deste trabalho relacionam-se a:
refletir sobre os saberes docentes frente as experiências realizadas nos espaçostempos
diferenciados; repensar como a trajetória de vida repercute na pratica
docente; visualizar como se desenvolve o processo de Gestão Democrática no
Projeto Alternativo de Educação Infantil. Acreditando que as experiências vividas
desde o período inicial do processo educacional estão presentes na vida do
professor e, compreendendo que a prática rememorativa possibilita a interação entre
o passado e o presente, elegeu-se o Método Biográfico Histórias de Vida –
autobiográfico por considerá-lo mais apropriado para o trabalho com a memória.
Procurou-se estabelecer uma relação dessa prática com os autores abordados no
marco teórico. Compreendeu-se que todo o processo de formação repercute na
prática pedagógica de um professor, no entanto, a Universidade é um espaço-tempo
importante para contribuir com essa retomada e propor experiências que se
comprometam com a transformação social. Nesta proposta de rememorização foi
possível repensar, reapropriar-se desta caminhada, capaz de transformar a prática
docente em um processo reflexivo e consciente.
Coleções
- Gestão Educacional [294]