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dc.contributor.advisorMeurer, Ane Carine
dc.creatorDornelles, Luciane de Souza
dc.date.accessioned2016-05-02T15:54:23Z
dc.date.available2016-05-02T15:54:23Z
dc.date.issued2008-01
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1572
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis paper entitled “Teaching Knowledge: The Trajectory of a Children Education Teacher” is linked to the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), to the Specialization Course in Educational Management at the survey line Management of Educational Organization. The presented work is a retrospect of the lived route since the Elementary School until the University, interlinked by situations considered relevant at the professional choice. This reflection passes lived experiences in Elementary School, High School and at the University (Pedagogy and Specialization course) in decisive moments at the construction of the author’s profession. Two important moments are highlighted at her self-education: firstly as a scholar at PROLICEN – Undergraduate Course Program, at the “Integrated Project of Working with Teachers and Students from Itinerant Schools from the Landless Rural Workers Movement” and at the “Alternative Project of Children Education”, situated in an outskirts in the Municipality of Santa Maria. The objectives that have boosted the author during the years of development of this work are related to: reflecting about teaching knowledge in relation to the carried out experiences in the differentiated spaces-time; rethinking how the life’s trajectory reverberates in teaching practice; visualizing how the Democratic Management process develops itself in the Alternative Project of Children Education. Believing that the lived experiences since the initial period of the educational process are present in the teacher’s life and, understanding that the remember practice gives the possibility of interaction between past and present, it was chosen the Biographical Method of Life Histories – autobiographical by considering more appropriate to work with memory. It was tried to establish a relation of this practice with the approached authors at the theoretical landmark. It was understood that the whole process of education reverberates at the pedagogical practice of a teacher; however, the University is an important space-time to contribute with this resumption and to propose experiences that promise to social transformation. In this proposal of remembering it was possible to rethink, to retake this way, being able to transform the teaching practice in an aware and reflective process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectAutoformaçãopor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.titleSaberes docentes: a trajetória de uma professora de educação infantilpor
dc.title.alternativeTeaching knowledge: the trajectory of a children education teachereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta monografia intitulada “Saberes Docentes: A Trajetória de uma Professora de Educação Infantil” está vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao curso de Especialização em Gestão Educacional na linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar. O trabalho ora apresentado configura-se em uma retomada do percurso vivido desde o ensino fundamental até a Universidade, entrelaçado por situações consideradas relevantes na escolha profissional. Essa reflexão perpassa experiências vivenciadas no Ensino Fundamental, Médio e na Universidade (curso de Pedagogia e Especialização) em momentos decisivos na construção da profissionalidade da autora. Salienta-se dois momentos importantes na sua autoformacão: primeiramente como bolsista do PROLICEN – Programa de Licenciaturas, no “Projeto Integrado de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; e no Projeto Alternativo de Educação Infantil, situado em uma região periférica do Município de Santa Maria. Os objetivos que impulsionaram a autora no decorrer dos anos de desenvolvimento deste trabalho relacionam-se a: refletir sobre os saberes docentes frente as experiências realizadas nos espaçostempos diferenciados; repensar como a trajetória de vida repercute na pratica docente; visualizar como se desenvolve o processo de Gestão Democrática no Projeto Alternativo de Educação Infantil. Acreditando que as experiências vividas desde o período inicial do processo educacional estão presentes na vida do professor e, compreendendo que a prática rememorativa possibilita a interação entre o passado e o presente, elegeu-se o Método Biográfico Histórias de Vida – autobiográfico por considerá-lo mais apropriado para o trabalho com a memória. Procurou-se estabelecer uma relação dessa prática com os autores abordados no marco teórico. Compreendeu-se que todo o processo de formação repercute na prática pedagógica de um professor, no entanto, a Universidade é um espaço-tempo importante para contribuir com essa retomada e propor experiências que se comprometam com a transformação social. Nesta proposta de rememorização foi possível repensar, reapropriar-se desta caminhada, capaz de transformar a prática docente em um processo reflexivo e consciente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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