dc.contributor.advisor | Quadros, Cláudia Terezinha | |
dc.creator | Pereira, Eloísa da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T15:34:57Z | |
dc.date.available | 2019-02-25T15:34:57Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15741 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Given the advances Early Childhood Education is seen as conducive teaching modality to
give education to children, meeting their needs, ensuring the right to play. And, with respect
to the physical education teacher, this study aimed to investigate how these work with the
routines of early childhood education. This idea craved increasing the effectiveness of the
organization of activities in school life, including in them the Physical Education. For this
theme also looked learn the part of child development in preschool. The routine is another
issue addressed whose which must be accompanied by intentionality and planning by the
teacher who will give sense, meaning and security to each child of a school group. This
research is descriptive and interpretative qualitative approach with case study. The
participants were six schools and six teachers of Physical Education of Children Education
Municipal Schools (Emeis) in the city of Sapiranga, RS. Through the survey revealed that,
according the opinions of teachers, physical education contributes to the development and,
therefore, it is considered useful and necessary for full training in early childhood education.
It turned out also that teachers have developed a working playful way, emphasizing the class
with harmony, involving children spontaneously in the activities along with the daily routines
of early childhood education. Based on this, we can realize the value of physical education for
this age group, and how it has evolved giving their contribution to the development of
learning in Early Childhood Education. This study made me think of my students in my role
as an educator and in any school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Rotinas | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Routines | eng |
dc.title | A educação física lidando com as rotinas diárias da educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante dos avanços a Educação Infantil é vista como modalidade de ensino propícia a dar
educação à criança, atendendo suas necessidades, assegurando o direito de brincar. E, no que
tange ao professor de Educação Física, este estudo objetivou investigar como estes trabalham
com as rotinas da Educação Infantil. Tal idéia almejou aprofundar a eficácia da organização
das atividades no cotidiano escolar, incluindo nelas a Educação Física. Para esse tema
também procurei inteirar a parte do desenvolvimento infantil na pré-escola. A rotina é outro
tema abordado cuja qual, deve ser acompanhada de intencionalidade e planejamento por parte
do professor ou professora que dará sentido, significado e segurança a cada criança de um
grupo escolar. Essa pesquisa é de cunho qualitativo descritivo-interpretativo com estudo de
caso. Participaram da pesquisa seis escolas e seis professores de Educação Física das Escolas
Municipais de Educação Infantil (EMEIS) do município de Sapiranga, RS. Através da
pesquisa realizada, revelou que, de acordo as opiniões dos professores, a Educação Física
contribui para o desenvolvimento e, conseqüentemente, é considerada útil e necessária para a
formação integral na Educação Infantil. Detectou-se também que os professores
desenvolveram um trabalho de forma lúdica, enfatizando a aula com harmonia, envolvendo as
crianças de maneira espontânea nas atividades juntamente com as rotinas diárias da Educação
Infantil. Baseado nisso, podemos perceber o valor da Educação Física para esta faixa etária, e
o quanto ela tem evoluído dando sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem
no âmbito da Educação Infantil. Este estudo me fez pensar em meus alunos, no meu papel
como educadora e, em todo ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |