Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Terezinha
dc.creatorPereira, Eloísa da Rosa
dc.date.accessioned2019-02-25T15:34:57Z
dc.date.available2019-02-25T15:34:57Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15741
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractGiven the advances Early Childhood Education is seen as conducive teaching modality to give education to children, meeting their needs, ensuring the right to play. And, with respect to the physical education teacher, this study aimed to investigate how these work with the routines of early childhood education. This idea craved increasing the effectiveness of the organization of activities in school life, including in them the Physical Education. For this theme also looked learn the part of child development in preschool. The routine is another issue addressed whose which must be accompanied by intentionality and planning by the teacher who will give sense, meaning and security to each child of a school group. This research is descriptive and interpretative qualitative approach with case study. The participants were six schools and six teachers of Physical Education of Children Education Municipal Schools (Emeis) in the city of Sapiranga, RS. Through the survey revealed that, according the opinions of teachers, physical education contributes to the development and, therefore, it is considered useful and necessary for full training in early childhood education. It turned out also that teachers have developed a working playful way, emphasizing the class with harmony, involving children spontaneously in the activities along with the daily routines of early childhood education. Based on this, we can realize the value of physical education for this age group, and how it has evolved giving their contribution to the development of learning in Early Childhood Education. This study made me think of my students in my role as an educator and in any school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectRotinaspor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectRoutineseng
dc.titleA educação física lidando com as rotinas diárias da educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoDiante dos avanços a Educação Infantil é vista como modalidade de ensino propícia a dar educação à criança, atendendo suas necessidades, assegurando o direito de brincar. E, no que tange ao professor de Educação Física, este estudo objetivou investigar como estes trabalham com as rotinas da Educação Infantil. Tal idéia almejou aprofundar a eficácia da organização das atividades no cotidiano escolar, incluindo nelas a Educação Física. Para esse tema também procurei inteirar a parte do desenvolvimento infantil na pré-escola. A rotina é outro tema abordado cuja qual, deve ser acompanhada de intencionalidade e planejamento por parte do professor ou professora que dará sentido, significado e segurança a cada criança de um grupo escolar. Essa pesquisa é de cunho qualitativo descritivo-interpretativo com estudo de caso. Participaram da pesquisa seis escolas e seis professores de Educação Física das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) do município de Sapiranga, RS. Através da pesquisa realizada, revelou que, de acordo as opiniões dos professores, a Educação Física contribui para o desenvolvimento e, conseqüentemente, é considerada útil e necessária para a formação integral na Educação Infantil. Detectou-se também que os professores desenvolveram um trabalho de forma lúdica, enfatizando a aula com harmonia, envolvendo as crianças de maneira espontânea nas atividades juntamente com as rotinas diárias da Educação Infantil. Baseado nisso, podemos perceber o valor da Educação Física para esta faixa etária, e o quanto ela tem evoluído dando sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem no âmbito da Educação Infantil. Este estudo me fez pensar em meus alunos, no meu papel como educadora e, em todo ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto