O trabalho do cordenador pedagógico na gestão da instituição de educação infantil
Resumo
Esta pesquisa busca investigar, as relações da Gestão Escolar, com enfoque para como o coordenador pedagógico, inserido na escola de Educação Infantil e algumas concepções de como este profissional vem desempenhando seu papel no cotidiano escolar, considerando a realidade de uma escola da rede municipal de ensino infantil do município de Ijuí. O estudo tem como objetivo contemplar como se desenvolve o trabalho do coordenador pedagógico na escola de Educação Infantil, a fim de compreender a prática das ações pedagógicas e administrativas, que compete ao referido profissional no contexto educativo em que atua, bem como os desafios e possibilidades que se apresentam no cotidiano diário da escola. Como metodologia usou-se em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica, a qual contemplou a fundamentação de alguns autores, tais como: Costa (2009), Faria(2012), Libâneo (2007), bem como, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participativa, buscando a aproximação com alguns profissionais da escola pesquisada a fim de viabilizar por meio de questionário as compreensões do grupo a respeito do tema escolhido com o contexto da pesquisa. Portanto, as reflexões desencadeadas a partir dessa pesquisa, se fazem pertinentes, ao se considerar a relevância das questões referentes a Gestão escolar e suas implicações no trabalho docente do coordenador pedagógico e da mesma forma buscar a compreensão aos desafios que se apresentam no contexto da escola, exigindo ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que promova a participação de todos os sujeitos envolvidos no cotidiano da escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: