dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Müller, Elaine Goulart | |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T15:58:27Z | |
dc.date.available | 2019-02-25T15:58:27Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15742 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description | Título alterado para: Delineamento fundamentos a respeito do papel do coordenador pedagógico na educação infantil | por |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the school management relationships focusing on the pedagogical coordinator that acts on early education. Approaches on how this professional is conducting his daily school activities and fulfilling his or her role considering one school of the public system of Ijuí city, RS, Brazil. This study has as its main objective to evaluate how the pedagogical coordinator work is developed in early education aiming to understand the administrative and pedagogical practices involved with it; also evaluating professional competences in such context as well as challenges and perspectives presented on the daily school life. The methodology was first based on a bibliographical research that included a theoretical framework from authors such as: Costa, Faria, and Libâneo. In addition, a questionnaire was used as a tool for data collection was used aiming to reach some of the school employees to get a sense for their point of view regarding the research topic that generate this work. It was observed that the reflections generated throughout this research were found to be of significant importance. The questions regarding school management and their implication on the teaching job of the pedagogical coordinator are very relevant as it is the search for understanding the challenges presented in the school environment. Therefore, there is a demand for actions that sustain teamwork and a line of management that promotes participation of all subjects involved with daily school routine. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Coordenador pedagógico | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Pedagogical coordinator | eng |
dc.subject | Early education | eng |
dc.title | O trabalho do cordenador pedagógico na gestão da instituição de educação infantil | por |
dc.title.alternative | The role of the pedagogical coordinator in management of early education institution | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca investigar, as relações da Gestão Escolar, com enfoque para como o coordenador pedagógico, inserido na escola de Educação Infantil e algumas concepções de como este profissional vem desempenhando seu papel no cotidiano escolar, considerando a realidade de uma escola da rede municipal de ensino infantil do município de Ijuí. O estudo tem como objetivo contemplar como se desenvolve o trabalho do coordenador pedagógico na escola de Educação Infantil, a fim de compreender a prática das ações pedagógicas e administrativas, que compete ao referido profissional no contexto educativo em que atua, bem como os desafios e possibilidades que se apresentam no cotidiano diário da escola. Como metodologia usou-se em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica, a qual contemplou a fundamentação de alguns autores, tais como: Costa (2009), Faria(2012), Libâneo (2007), bem como, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participativa, buscando a aproximação com alguns profissionais da escola pesquisada a fim de viabilizar por meio de questionário as compreensões do grupo a respeito do tema escolhido com o contexto da pesquisa. Portanto, as reflexões desencadeadas a partir dessa pesquisa, se fazem pertinentes, ao se considerar a relevância das questões referentes a Gestão escolar e suas implicações no trabalho docente do coordenador pedagógico e da mesma forma buscar a compreensão aos desafios que se apresentam no contexto da escola, exigindo ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que promova a participação de todos os sujeitos envolvidos no cotidiano da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |