Gestão escolar: a formação de professores e o uso das novas tecnologias na educação
Resumen
O presente trabalho intitulado Gestão Escolar: A Formação de Professores e o Uso das Novas Tecnologias na Educação voltou-se para analisar as contribuições sobre a tecnologia educacional e a atuação do gestor na viabilidade de formação de professores e sua inserção nas escolas da Rede Municipal de Ensino no município de São José do Inhacorá (RS). É necessário reconhecer que a educação está ligada diretamente com a evolução da sociedade e a tecnologia educacional está presente no cotidiano familiar e escolar, não podendo mais fugir dessa conjuntura. Entender como se dá a formação dos professores para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs é primordial, sendo essa a temática que se propôs neste trabalho. Para subsidiar o estudo foram utilizados autores como Lück (2009); Gadotti (2009); Paro (2001); Weiller (2015); Meyer (2014). Para construir dados para a pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários fechados e semiestruturados, e observação participante. Os estudos demonstram que a preparação dos professores ainda é precária para trabalharem com as TICs em sala de aula, embora tenha havido progresso nas formações continuadas no município para o uso pedagógico da tecnologia. O dirigente municipal tem importância primordial para as ações que vêm sendo empreendidas. No entanto, as equipes diretivas em muitos casos ainda são obstáculo para o avanço das TICs no ambiente escolar. Precisa-se avançar muito para construir uma escola que inclua os alunos digitalmente e que cumpra seu papel social evitando assim a exclusão social.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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