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dc.contributor.advisorTemp, Haury
dc.creatorBatistela, Juliana
dc.date.accessioned2019-02-27T11:54:19Z
dc.date.available2019-02-27T11:54:19Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15767
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe work deals with the changes in the field of early childhood education and the importance of the link between care and education. Since intrauterine life the fetus receives positive and negative vibrations from the environment around them, which can bring influences which will then be recorded in the child's unconscious, possibly indicating education. Over time, the concept of childhood has undergone many changes, was first seen as a welfare process and the child as a miniature adult. And nowadays think what educators? It is in this context that an uneasiness about this teaching process: the extent to which educators believe in a just welfare education in nursery classes I or a school where practices contemplate the care and educate a fruitful process? The field research took place in a questionnaire and dialogue with five teachers Nursery I to identify their views on the care of children from birth to twelve months of age. Finally, based on the theoretical framework and practice of the teachers, discover new methodologies / activities to be applied in my professional practice and other stakeholders in the area. The result of this study showed that educators have that clarity Nursery I should not be a just welfare service environment, but be linked to the process of education as it is at this age that develop socio affective skills, language, communication, cognitive skills , fine and large motor skills.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBebêpor
dc.subjectCuidarpor
dc.subjectEducarpor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectBabyeng
dc.subjectCareeng
dc.subjectEducateeng
dc.subjectTeachereng
dc.titleBebê na escola: contexto de cuidar e educarpor
dc.title.alternativeBaby at school : context of care and educateeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Côrrea, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa trata das mudanças ocorridas no campo da educação infantil e a importância do vínculo entre o cuidar e educar. Desde a vida intrauterina o feto recebe vibrações positivas e negativas do ambiente que o rodeia, as quais podem trazer influências que serão gravadas posteriormente no inconsciente da criança, podendo refletir na educação. Com o passar do tempo, o conceito de infância sofreu muitas mudanças, primeiramente era vista como um processo assistencialista e a criança como um adulto em miniatura. E nos dias atuais oque pensam os educadores? É neste contexto que surge uma inquietação sobre este processo de ensino: em que medida os educadores acreditam em um ensino apenas assistencialista nas turmas de Berçário I ou em um ensino onde as práticas contemplem o cuidar e o educar num processo profícuo? A pesquisa em campo aconteceu em forma de questionário e diálogo com cinco professoras de Berçário I a fim de identificar suas concepções sobre o atendimento de crianças de zero a doze meses de idade. Por fim, com base no referencial teórico e pratica das professoras, buscou-se apontar metodologias/atividades para serem aplicadas na prática profissional dos envolvidos na área. O resultado deste estudo mostrou que as educadoras possuem clareza que Berçário I não deve ser um ambiente de atendimento apenas assistencialista, mas ser vinculado ao processo de educar, pois é nesta faixa etária que se desenvolvem as destrezas sócio afetivas, linguagem, comunicação, habilidades cognitivas, motricidade fina e ampla.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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