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dc.creatorTrevisan, Amarildo Luiz
dc.creatorTrevisan, Neiva Vieira
dc.date.accessioned2019-02-27T18:16:40Z
dc.date.available2019-02-27T18:16:40Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationTREVISAN, Amarildo Luiz; TREVISAN, Neiva Viera. Didática, currículo e trabalho pedagógico. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.por
dc.identifier.isbn978-85-8341-216-8por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15785
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Ciência da Religiãopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleDidática, currículo e trabalho pedagógicopor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina Didática, Currículo e Trabalho Pedagógico visa compreender e conhecer os pressupostos filosóficos, sociológicos e metodológicos implicados no currículo e na didática numa perspectiva histórico-crítica da educação. Além disso, procura analisar as concepções teóricas e metodológicas de ensino e de trabalho pedagógico no campo da educação. O objetivo é inserir o aluno no campo da discussão didático-pedagógica, facultando conhecimentos sobre os fundamentos filosóficos, sociológicos e políticos da Educação, unindo assim teoria e prática. Em um primeiro momento, vai traçar a relação entre estes elementos por intermédio da análise de textos de um livro escrito com ares de infância, isto é, facilitando assim a concretização das ideias em narrativas de fácil acesso e conhecimento. A seguir, vamos trabalhar a didática e o currículo como atividades pedagógicas, e o ensino e a aprendizagem nos processos didáticos básicos. Por fim, enfatizaremos o campo da didática e do currículo na interface com a formação profissional docente. Por ser uma das disciplinas pertencentes à parte pedagógica do curso de licenciatura em Ciências da Religião, faremos também em Didática, Currículo e Trabalho Pedagógico o confronto teoria e prática a todo momento, priorizando-se o encontro com a pluralidade entre saberes da área ou, mais especificamente, os seus diversos enfoques: Empírico-Analítico, Hermenêutico-Deliberativo, Sócio-Crítico e Pós-Crítico. Portanto, a disciplina é importante nesse semestre letivo, uma vez que procura ampliar a reflexão nos fundamentos teóricos da educação. A disciplina está dividida em 7 (sete) Unidades que buscam elucidar os conceitos a partir da análise de textos literários e pedagógicos, levando em consideração os quatro (4) grandes enfoques: enfoque Tecnológico, baseado na teoria empírico-analítica ou mais especificamente conhecido como enfoque técnico; o enfoque Hermenêutico-Deliberativo, que está por trás do interesse prático; o enfoque Sócio-Crítico, que dá o embasamento do interesse emancipatório e, por último, o enfoque Pós-Crítico, baseado nos interesses de desconstrução.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULARpor


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Acesso Aberto
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