dc.creator | Mazzonetto, Clenio Vianei | |
dc.creator | Cocco, Ricardo | |
dc.creator | Kohls, Rosana Cristina | |
dc.creator | Silveira, Sidnei Renato | |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T19:43:28Z | |
dc.date.available | 2019-02-27T19:43:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | MAZZONETTO, Clenio Vianei ... [et al]. Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-8341-197-0 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15788 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Computação | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação – Psicologia | por |
dc.subject | Educação – Sociologia | por |
dc.title | Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Esta unidade apresenta elementos introdutórios para pensarmos as contribuições da filosofia e do pensamento sociológico para a formação do sujeito e, consequentemente, para os processos educativos. Os tópicos que serão aqui discutidos buscam ampliar as reflexões acerca da necessidade de resgatarmos ou reincorporarmos o pensamento reflexivo às práticas pedagógicas de filosofar, a importância da filosofia em nossas vidas, mesmo que às vezes não é preciso sair da escuridão de nosso pensamento e elevarmo-nos para um novo patamar, mesmo que nos dias atuais a filosofia precise se impor para ser ouvida. O manejo da filosofia não se dá como um instrumento mecânico, mas percorrendo o caminho da interrogação, da dúvida e da reflexão. Nessa reflexão vamos construindo e nos construindo com a filosofia, que então passa a ser a grande aliada para construção de um ser humano mais autônomo, pensante e que possa agir por sua própria vontade, mas para isso é preciso que tenhamos uma atitude reflexiva. O processo de formação humano é contínuo e progressivo, para que possamos construir uma sociedade igualitária e justa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | por |